Categorias

Eleições nos EUA: quando os resultados serão conhecidos?

A definição de todos os nomes para o Senado e câmaras em todo o país pode demorar mais de uma semana

Danielle Paquette, 
Do Washington Post

A contagem das cédulas das eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos pode levar mais tempo do que o normal, alertam especialistas, principalmente em estados com disputas acirradas. Como consequência, os americanos podem não saber que partido controlará o Congresso até o final da noite de hoje — e podem ter de esperar ainda mais.

Vários fatores devem contribuir para um atraso na divulgação dos resultados: o tempo que levará para que os funcionários eleitorais em muitos estados tabulem a correspondência e as cédulas ausentes, o potencial de segundo turno em disputas acirradas, a cautela das organizações de mídia sobre a declaração de vencedores e possíveis litígios que poderia prolongar o processo.

Autoridades em todo o país pediram paciência, dizendo que o aumento pós-pandemia na votação por correio, juntamente com um roteiro em mudança de regras díspares, continua a diminuir a contagem de votos. Adicione isso aos problemas tradicionais de erro humano e dificuldades técnicas.

Nomear todos os vencedores nos confrontos por 35 assentos no Senado e 435 assentos na Câmara, juntamente com 36 disputas para governadores e um lote de corridas legislativas estaduais, pode ser uma jornada de mais de uma semana.

Publicidade

“Isso não significa que algo estranho ou ruim esteja acontecendo”, disse o secretário de Estado interino da Pensilvânia, Leigh M. Chapman, sobre a possível espera.

Voto pelo correio, fator de atraso

A votação por correio aumentou durante a pandemia, pois os americanos, principalmente os democratas, optaram por evitar os locais de votação lotados. Os eleitores solicitaram menos cédulas para voto à distância do que há dois anos, dizem especialistas, mas os pedidos ainda estão superando 2018.

Os estados impõem datas variadas para a contabilidade desses envelopes. E podem ter respostas rápidas em lugares como Delaware, que contou 90% de seus votos em 2020 em cerca de duas horas, e a incerteza estendida em lugares como a Califórnia, onde as cédulas postadas no dia da eleição podem ser computadas até 15 de novembro.

Em alguns estados, como a Pensilvânia, os funcionários eleitorais não podem começar a processar as cédulas por correio até o dia da eleição. Os resultados das corridas para o Congresso do Alasca talvez não sejam conhecidos até 23 de novembro, data em que ocorrerão as tabulações de votação do estado (e o prazo final para as cédulas enviadas do exterior).

A normalização do voto por correio e da urna eletrônica nos últimos anos ajudou a democracia no país, dizem os defensores. A participação nas eleições de 2020 disparou para os níveis mais altos em décadas. Mas também desencadeou obstáculos logísticos e estimulou alegações do então presidente Donald Trump e seus aliados, nas apurações para questionar resultados e apontar fraude.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#EUA #eleição #noticias #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: