Categorias

Os robôs humanoides estão chegando. E vão substituir os humanos!

Com emprego garantido em alguns setores, eles serão capazes de andar, subir escadas, abrir portas, levantar caixas e até usar ferramentas

Por: Lucas Saba

Robôs com formas humanas e mãos hábeis estarão trabalhando em armazéns, lojas, cuidando de idosos, realizando tarefas domésticas e substituindo a mão de obra humana, dentro de uma década. Uma empresa da Califórnia, a startup Figure, está construindo o protótipo de um robô humanoide que será capaz de andar, abrir portas e fazer boa parte dos trabalhos manuais que um humano é capaz de executar. A máquina será controlada por inteligência artificial. O androide já despertou interesse da gigante Amazon, que sofre com a falta de funcionários em seu depósitos.

Com a escassez de mão-de-obra em alguns setores, por exemplo, cuidadores de idosos, os humanoides deverão ter alta demanda no mercado. No caso da Amazon, a empresa enfrenta a fala de funcionários para seus depósitos e serviços de remessas. São tarefas que podem ser executadas por um androide, segundo os especialistas.

Publicidade

Dentro de alguns anos os robôs humanoides estarão substituindo os seres humanos em muitas tarefas. (Crédito: Freepik)

A empresa Figure, é uma criação de Brett Adcock, empresário de tecnologia que fundou a Archer Aviation (uma fabricante de ” táxis voadores “). Ele montou uma equipe de 40 especialistas em robótica da Boston Dynamics e da Tesla. Eles estão localizados no Vale do Silício, na Califórnia, onde planejam montar um depósito simulado para testar seu protótipo.
“Acabamos de terminar em dezembro nosso humanoide em grande escala”, disse Adcock. “Estaremos trabalhando nisso nos próximos 30 dias.”

O robô será totalmente elétrico, funcionará por cinco horas com carga e destina-se ao uso em depósitos. “Achamos que podemos entrar em operação comercial dentro de alguns anos. Devemos ser capazes de fazer a maioria das tarefas – trabalhos físicos que os humanos não querem fazer,” afirma Adcock.

Os robôs humanoides são muito difíceis de construir e projetar para funcionar de forma confiável. Ao longo de décadas muitos projetos como este naufragaram perdendo milhões de dólares.  Há uma série de desafios de design, desde o simples equilíbrio até a replicação dos movimentos humanos.

“Precisamos ser capazes de não deixá-lo cair. A partir daí, programar um robô para mover caixas em um depósito é muito mais fácil do que, digamos, projetá-lo para preparar uma refeição. Enfrentamos alto risco, eu coloquei US$ 10 milhões no ano passado”, afirmou Adcock.

O banco, Goldman Sachs divulgou um relatório sobre robôs humanoides em novembro, estimando que um mercado de 6 bilhões (ou mais) de dólares em androides do tamanho e formato de pessoas é possível para os próximos 10 a 15 anos. Este mercado, de acordo com o relatório, seria capaz de preencher 4% da escassez projetada de mão de obra industrial nos EUA, até 2030, e 2% da demanda global de cuidados com idosos até 2035.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #robô #tecnologia


Comentários: