Categorias

Cidades do Estado de São Paulo sofrem queda brusca de temperatura neste fim de semana, segundo Defesa Civil

Divulgação

Defesa Civil do Estado divulga previsão de baixas temperaturas, que variam entre mínimas de 4°C a 13°C, para esta sexta-feira (16), e se estende até domingo (18). Defesa Civil em parceira com outros órgãos instala Abrigo Solidário nesta sexta-feira (16)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma frente fria que se aproxima de todo estado e vai derrubar significativamente as temperaturas neste final de semana. As chuvas perderão força a partir da sexta-feira, 16 e o tempo ficará mais estável no sábado e domingo.

A queda brusca nos termômetros está relacionada a uma massa de ar fria e aos ventos que ainda sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas variem entre 4°C e 13°C, com sensação térmica que podem chegar até 2°C, como é o caso da região da Serra da Mantiqueira.

Publicidade

Na região de Itapeva e Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 5°C, com sensação térmica de 3°C. Na região de Campinas e Sorocaba a mínima deve ficar na casa dos 6°C, com sensação térmica de 5°C. Já nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente e Ribeirão Preto a mínima deve registrar 7°C, com sensação térmica de 6°C. Na região Metropolitana de São Paulo e nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto as mínimas chegam até os 8°C e a sensação térmica de 6°C, na região de São José dos Campos, mínima de 9°C e sensação térmica de 7°C. Já na Baixada Santista a mínima registrada deverá ser de 13°C com sensação térmica de 12°C.

Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado orienta toda população aos cuidados que deve se tomar durante este período, pois a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia.  Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados. E caso se depare com alguma pessoa em situação de rua, ligue para a Defesa Civil, pelo 199.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Abrigo Solidário

O atendimento do abrigo temporário na Estação Pedro II do Metrô é feito sempre que a Defesa Civil emite estado de alerta para temperatura abaixo de 10ºC, porém, para garantir a segurança e o bem-estar dos mais necessitados, que são vulneráveis e expostos ao frio intenso com a chegada das baixas temperaturas, o abrigo será montado nesta sexta-feira (16) e sábado (17), para acolher quem mais precisa se proteger do frio.

Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel. As secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da capital. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite.

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II do Metrô; na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã.

Para obter mais informações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém as redes sociais @defesacivilsp, com divulgação de alertas e orientações.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #frio


Comentários: