Categorias

Ciclone extratropical deixa o Sul do Brasil em alerta: Chuvas e ventos fortes devem atingir a região

Pexels

Um ciclone extratropical está se formando e deixando a Região Sul do Brasil em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso à população sobre a formação desse fenômeno devido a uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.

De acordo com Jeane Lima, meteorologista do Inmet, no final da tarde desta terça-feira (7), são esperadas pancadas de chuva e ventos fortes. A instabilidade no tempo deve persistir durante a noite, especialmente em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná.

A partir de quarta-feira (12), está prevista a formação de um ciclone extratropical, que se deslocará em direção ao litoral do Rio Grande do Sul. A região mais afetada deve enfrentar ventos intensos, com rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos.

Publicidade

Além dos ventos, chuvas intensas também são esperadas. O Inmet alerta para acumulados diários de até 100 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul.

A recomendação é que a população evite sair às ruas durante os períodos de ventos e chuvas mais intensos, a fim de prevenir acidentes, como quedas de árvores e fiação elétrica derrubada pelos ventos fortes. É importante acompanhar atentamente as atualizações da previsão do tempo.

A partir de quinta-feira (13), espera-se que os ventos diminuam, pois o ciclone extratropical se deslocará para o Oceano Atlântico e perderá força.

É importante ressaltar que esse ciclone extratropical está associado a uma frente fria que avançará pelo país, trazendo consigo baixas temperaturas. Essas condições climáticas não se limitarão apenas ao Sul, mas também afetarão áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo até mesmo atingir o sul da região amazônica.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja preparada e tome as devidas precauções para enfrentar os efeitos desse ciclone extratropical e a frente fria associada, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #ciclone #brasil


Comentários: