Categorias

Osni RIbeiro e Arnaldo Silva apresentam “Rabiola” em show gratuito no SESI Rio Claro

A dinâmica, movimento e delicadeza que se encontra na música instrumental para viola brasileira.

No dia 28 de julho, o compositor e violeiro Osni Ribeiro, acompanhado pelo violão preciso e envolvente de Arnaldo Silva, apresenta o recital Rabiola, um novo e contemporâneo repertório para viola brasileira. O duo sob ao palco do Teatro do Sesi, na cidade de Rio Claro, às 20h. A entrada é gratuita.

Rabiola é a denominação dada ao rabo de uma pipa ou papagaio. Pode ser encontrada em diferentes cores, formatos e materiais, mas é indispensável para a sustentação, o equilíbrio e a beleza dessa brincadeira tão difundida em nosso país.

Publicidade

O concerto Rabiola traz um repertório com a dinâmica, o movimento e a delicadeza encontrados na música instrumental brasileira, marcando a estreia do violeiro e compositor Osni Ribeiro em trabalho exclusivamente de peças instrumentais.

O duo com o violão do Arnaldo é fundamental para essa nova proposta, que prioriza a composição autoral e que também traz novos arranjos para clássicos da música brasileira.

Assim, Rabiolaenseja um passeio por ritmos tradicionais como o cururu, o pagode e o chamamé, experimentações em choro, música erudita, algumas fusões e releituras de dois clássicos: trazendo novos vagões para o Trenzinho do Caipirae levando a Tristezas do Jecapara uma viagem por ritmos regionais Brasil afora. 

O concerto foi criado e transmitido virtualmente durante a pandemia. Capturadas na internet as peças ganharam as ondas do rádio sendo executadas em programas de expressão como o Revoredo, da rádio USP. A repercussão levou os músicos a repetir no estúdio a performance registrada ao vivo nas redes, consolidando o projeto no álbum Rabiola, em processo de finalização.

Rabiola traz música instrumental com forte apelo popular, repertório acessível com melodias que “colam” no ouvido. Música instrumental sem terno e gravata, para assistir num concerto dentro de um teatro mas também para ouvir em momentos de festa e confraternização. 

Protagonistas: Osni Ribeiro vive na lida da música desde 1981, quando começou cantando músicas caipiras em parceria com José Lira. Tem 04 álbuns lançados Osni RIbeiro (1994), Bebericando (1996), Arredores (2018) e Cantigas de Andar (2022). Desde 1997, o artista musical desenvolve um trabalho de pesquisa e composição baseado na música do interior de São Paulo com influência rítmica e temática da música caipira. Sua produção no campo da música instrumental começa em 2006, motivado pelo Prêmio Syngenta de Música Instrumental para Viola. Osni Ribeiro também criou, dirige e apresenta a websérie Manhã Violeira, entrevistando expoentes e emergentes na cena da viola, da música e da cultura caipira. 

Já Arnaldo Silva possui quatro álbuns de músicas autorais voltados ao público infantil. Trabalha ludicamente, com crianças e adolescentes, é membro da Companhia de Teatro Chafariz e integra diversos projetos focados na preservação da música brasileira: Inter-Pretando (samba-rock), Trinca Fole (forró), Rubens Brito (música caipira), Kaká Floriano (MPB), Moreiras da Silva (samba) e diversos projetos com o parceiro, cantador e violeiro Osni Ribeiro.

SERVIÇO

ConcertoRabiola” – com Osni Ribeiro e Arnaldo Silva

Dia 28 de julho de 2023

Local: CAT SESI Rio Claro – Teatro

Horário: às 20h

Gratuito – Livre

Ingressos: www.sesisp.org.br/eventos

Informações: (19) 3522-5663 ou (19) 99731-4679

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #sesi


Comentários: