Categorias

Inmet prevê chuvas em todo o país no mês de agosto

Após 119 dias de seca, volta a chover no DF.

Inmet prevê chuvas em todo o país em agosto, com volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média histórica em algumas regiões. No Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, espera-se que a chuva esteja próxima ou abaixo da média. Na Região Sul, o volume será próximo ou acima da média no leste do estado e abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.

As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país durante o mês de agosto, com destaque para áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC. Em algumas áreas, como parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas ficarão entre 20°C e 25ºC.

Para a agricultura, o Inmet destaca possíveis impactos do clima na safra de grãos 2022/23. Em áreas do Matopiba, a falta de chuva pode favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra, enquanto em áreas da Sealba, a chuva poderá ajudar a manter a umidade no solo, favorecendo as lavouras de terceira safra, como o feijão e o milho. No Brasil central, a seca é responsável pela redução do armazenamento de água no solo, podendo favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, mas causando restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica. Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados, beneficiando o desenvolvimento reprodutivo do milho segunda safra, bem como cultivos de inverno em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Publicidade

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: