Categorias

Santa Casa de Rio Claro faz campanha para incentivar a doação de órgãos

De janeiro a agosto deste ano, Rio Claro teve sete notificações de morte cerebral, no entanto, apenas três doadores de órgãos

Divulgação

Estima-se que mais de 65 mil pessoas aguardam na fila de espera para receber um transplante no Brasil. A necessidade de alertar a população para a importância de se falar com familiares sobre a doação de órgãos é o objetivo da campanha Setembro Verde, que é promovida em todo o mundo.

Publicidade

Em Rio Claro, a Santa Casa alerta para o fato de que das sete notificações de morte cerebral recebidas entre janeiro e agosto deste ano, apenas três resultaram na doação de órgãos. Os números são da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e fornecidos pelo hospital, que atende uma população estimada de 270 mil habitantes.

Dentre os órgãos mais captados pela Santa Casa de Rio Claro estão rins, fígado e córneas. Em 2023 dos 3 doadores foi possível captar. Na sequência, aparecem córneas (2), ossos (2) e tendão (1). Ainda quanto aos números referentes à 2023, a maior parte dos doadores são homens entre 40 e 60 anos.

Já ao longo de todo o ano passado, a Santa Casa realizou notificação de 15 possíveis doadores, sendo que apenas cinco doaram. Nos últimos dez anos, foi em 2020 que houve o maior número de transplantes realizados, com sete doadores. No entanto, as perspectivas para este ano são boas, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, neste ano as taxas de doação e transplante devem ultrapassar aquelas do período pré-pandemia.

Entretanto, um número preocupa, o aumento nas taxas de negativa familiar, que passou de 42% antes da pandemia, para 72% neste primeiro semestre no estado de São Paulo. A  coordenadora de enfermagem da UTI da Santa Casa de Rio Claro, Cinthia Cristina C. dos Santos, explica que a família tem um papel muito importante neste sentido. “Se confirmada a morte encefálica e a família não for doadora, os equipamentos podem ser desligados pela equipe de saúde. Mas a doação de órgãos também pode acontecer entre vivos, no caso de rins, medula e fígado; desde que respeitadas algumas regras”, esclarece.

Portanto, a Campanha Setembro Verde incentiva o diálogo sobre a doação e o incentivo entre familiares. Conforme as leis do Brasil, apesar da escolha da pessoa em doar seus órgãos, a decisão final recai sobre a família, ou seja, o diálogo com a família e amigos é essencial para que o desejo seja respeitado.

A INSTITUIÇÃO

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro é uma entidade filantrópica fundada em 1885. Referência em toda a região, a instituição atende uma população estimada de 270 mil habitantes, compreendendo os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí.

Com uma estrutura privilegiada, instalada em uma área de 36.307m², com 18.921,78m² de área construída, a Santa Casa conta com um corpo clínico de 150 médicos de 24 especialidades. Ao todo, 1040 funcionários compõem o quadro que presta serviços reconhecidos em todo o Brasil.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: