Categorias

Daae executa limpeza preventiva na canaleta de captação da ETA 2

Com investimento em equipamentos, serviço pôde ser realizado durante a noite/madrugada de sábado para domingo, causando impacto mínimo no abastecimento

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro executou, na noite de sábado (2) e madrugada de domingo (3), limpeza preventiva para retirada de barro acumulado no canal de captação de água bruta do rio Corumbataí, na Estação de Tratamento de Água “José Crespo” (ETA 2).

Foram retirados cerca de 300 mil litros de barro acumulado por conta do arraste no manancial devido às fortes chuvas.

Com investimento de aproximadamente R$ 60 mil em equipamentos, agora é possível realizar este serviço no período noturno, causando mínimo impacto no abastecimento, já que neste período, o uso da água é bem menor.

Publicidade

Antes, este trabalho era feito, na maioria das vezes, durante o dia, por conta da iluminação natural. Levava cerca de seis a oito horas para ser concluído, ocasionando baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água, já que, como procedimento padrão e controlado, é necessário parar a ETA 2 durante este serviço.

O trabalho era feito com duas retroescavadeiras pequenas para acessarem o restrito canal da canaleta. Agora, o Daae adquiriu uma concha feita sob medida, adequando o maquinário ao espaço da canaleta. Acoplada na escavadeira hidráulica, a limpeza passou a ser executada com apenas uma escavadeira, proporcionando maior agilidade e segurança na execução do serviço, reduzido pela metade.

Também foram instalados nove postes de iluminação e nove refletores de 400 watts cada.

“Com refletores potentes instalados em toda a extensão da canaleta e maquinário apropriado, a limpeza pode ser feita no período noturno, com segurança e em menor tempo, gerando mínimo impacto no abastecimento”, destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi, correspondendo a 60% do município. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além do distrito de Assistência.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: