Categorias

Orquestra Filarmônica Municipal de Aguaí (OFMA) faz concerto de estreia em Araras (SP)

Sob a regência do Maestro Adilson Gonçalvez, com a presença de convidados, a apresentação está marcada para o domingo (10), às 20h. A entrada é franca

Uma orquestra sinfônica se faz a partir de muitas partituras e melodias. Além das já conhecidas do repertório erudito e popular, há outras que precisam ser somadas: o sonho de esperança de um maestro motivado, o talento dos músicos convidados, a sensibilidade na hora de definir o programa… e por aí vai! Que tal? Pois foi justamente dessa forma o arranjo de nascimento da Orquestra Filarmônica Municipal de Aguaí (OFMA), que faz a sua temporada de estreia neste mês. Em Araras (SP), o concerto está marcado para o domingo (10/12), às 20h, no Largo Padre Vladimir Barbosa Hergert, no Centro, em frente à Basílica Nossa Senhora do Patrocínio. A entrada é franca.

Sob a regência e direção (artística e musical) do Maestro Adilson Gonçalvez, a OFMA é composta por 40 músicos oriundos de importantes orquestras sinfônicas do Estado de São Paulo, entre as quais as de Campinas, Ribeirão Preto, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São Paulo. Os concertos da temporada de estreia ainda contam com a participação do Coral Municipal de Aguaí, da soprano Carla Barreto, além de maestros e artistas convidados, como os regentes Luciano Barbosa Filho e Agenor Ribeiro Neto. Detalhe importante: todas as apresentações têm intérprete de Libras.

Vale destacar que a iniciativa integra o Projeto Orquestra Filarmônica Municipal de Aguaí (OFMA), contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com produção executiva da Arte & Efeito, apoio da Prefeitura Municipal de Aguaí (SP) e patrocínio da Paulispell e da SABESP. Realizado pela IMA Cultura Produções, o projeto prevê a apresentação gratuita da OFMA em quatro cidades do interior de São Paulo: Aguaí (2 concertos), Araras, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu.

“A importância do nascimento da OFMA é incomensurável para o público e para a classe artística. Afinal, existem poucas opções de espaço no país para a música sinfônica. Por isso, estimular novas plateias, por meio da divulgação da música instrumental e da formação de público, é vital para a cultura, mas também para o mercado criativo, ou seja, gera um movimento por meio dos eventos e isso acaba potencializando a economia da cultura e sua cadeia produtiva”, destaca o Maestro Adilson Gonçalvez.

 

Publicidade

O reconhecido Maestro Agenor Ribeiro Neto, criador do festival Viola de Todos os Cantos (EPTV) e um dos convidados do projeto, aplaude a iniciativa. “Quando falamos de orquestras, estamos falando de música instrumental, e o Brasil ainda não tem essa cultura. Por isso, quanto mais orquestras existirem, melhor é. A OFMAcomeça com o pé direito, porque o Maestro Adilson é supercompetente e empolgado. Que essa semente plantada germine, transforme em uma frondosa árvore e dê bons frutos”, pontua Agenor.

Para o violinista russo Denis Usov, spalla (primeiro violino) da OFMA, o destaque da orquestra está justamente na reunião de muitos talentos. “Graças ao esforço e à dedicação de todos os participantes conseguimos unir vários músicos brasileiros renomados, tornando a OFMA uma orquestra de alto nível técnico e artístico, que vai cumprir muito bem o seu papel de disseminar a arte, a cultura e o entretenimento para as diversas plateias”, avalia Denis.

 

O repertório

 

O programa do concerto busca a pluralidade para agradar plateias distintas. Não por acaso, está recheado com 15 peças, divididas entre trilhas sonoras de filmes e séries (Missão Impossível, Rocky, Piratas do Caribe, Game of Thrones, por exemplo), canções populares (Tico-Tico no Fubá, Hallelujah e Viva la Vida), jazz sinfônico (Medley 50 anos de Bossa Nova), partituras natalinas (Gloria e um Medley de Natal) e, claro, composições eruditas. Sobre as últimas, o Maestro Adilson Gonçalvez permite um spoiler: Quinta Sinfonia, de Beethoven, tocada em ritmo de mambo.

“A OFMA propõe um olhar original e peculiar sobre as peças eruditas. Trazer a Quinta Sinfonia a partir do mambo, que é um gênero musical latino-americano, aproxima a plateia dos clássicos e provoca reflexão e até um estranhamento musical interessante. Por isso, o programa do concerto é tão diversificado. Queremos proporcionar uma experiência musical agradável e inesquecível a todos os espectadores. Essa é a nossa essência!”, destaca Adilson.

Quanto aos convidados do concerto de Araras (SP), a OFMA recebe a soprano Carla Barreto, que brinda a plateia com Nella Fantasia, assinada pelo compositor e maestro italiano Ennio Morricone, e Hallelujah, de Leonard Cohen, com a participação do Coral Municipal de Aguaí, que também participa do concerto em outros momentos: The Conquest of Paradise, Baba Yetu, Gloriae Medley de Natal.

“Tratando-se do momento atual em que vivemos, principalmente por conta dos conflitos armados na Faixa de Gaza, precisamos destacar a canção Nella Fantasia, pois elaaborda a perspectiva de um mundo melhor e justo, de um planeta sem guerras, onde as pessoas são respeitosas, tolerantes e tratadas da mesma forma. Ou seja, é uma canção voltada à esperança de um mundo cada vez melhor”, pontua Carla.

Para abrilhantar ainda mais a noitada, a cena musical abriga o talento do regente Luciano Barbosa Filho, compositor, maestro e pianista performático, que já atuou escrevendo peças e arranjos para orquestras e trilhas sonoras.

 

O Maestro

 

ADILSON GONÇALVEZ

(Músico, Compositor, Violonista, Arranjador, Produtor Cultural e Maestro)

o   Seu trabalho de música popular brasileira traz influências de diversas vertentes musicais, como Jazz, Clássico, Bossa, Flamenco, Rock, World Music, além de transitar pelo universo da música instrumental.

o   Em sua carreira, já gravou e lançou mais de 50 obras, divididas entre CDs, DVDS, EPs e Singles digitais. Já se apresentou em diversos palcos importantes no País.

o   Na Europa, já se apresentou em Portugal, França, Espanha e República Tcheca.

o   Sua obra fonográfica vem sendo executada em mais de 200 rádios pelo Brasil e em países como Japão, EUA, Porto Rico, Israel, Itália, Portugal, Alemanha, Argentina e França.

o   Seu trabalho autoral contém influências de diversas matrizes culturais.

o   Atualmente, é regente do Coral Municipal de Aguaí (SP) e da OFMA.

SAIBA MAIS

O quê: Concerto de estreia da Orquestra Filarmônica Municipal de Aguaí (OFMA)
Quando: Domingo (10/12), às 20h
Onde: Largo Padre Vladimir Barbosa Hergert, s/n, no Centro, em Araras (SP), em frente à Basílica Nossa Senhora do Patrocínio (Igreja Matriz).
Quanto: Entrada franca
Informações: @filarmonicamunicipalaguai

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #orquestra #araras #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: