Categorias

Daae troca material filtrante que resulta em melhora imediata no tratamento da água

Substituição de areia antracito para argila expandida aumenta capacidade de produção de água de qualidade, com economia de energia e água tratada usada para lavagem dos filtros

Todos os dias, de maneira contínua, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz a captação de água bruta do Ribeirão Claro e do rio Corumbataí para tratamento em suas duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) para abastecer todo o município.

Visando melhorar o desempenho na execução deste trabalho, o Daae fez a troca de material filtrante em um dos filtros da ETA 2 “José Crespo”, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade.

Foi retirada a areia antracito para utilização de argila expandida, materiais são usados para reter partículas após o processo de decantação, resultando em melhorias imediatas no processo do tratamento da água.

Publicidade

A argila expandida chega até 70 horas de uso sem a necessidade de lavagem do filtro. Já com a areia antracito, esse tempo é de apenas 24 horas.

“Mais barato e mais leve, também é muito mais eficaz, atingindo três vezes mais a taxa de filtração, aumentando a capacidade de produção de água de qualidade, além de resultar em economia de energia das bombas e água tratada para lavagem dos filtros”, explica o responsável técnico químico do Daae, Almir Fernandes da Silva.

Ainda de acordo com Almir, outro diferencial é a durabilidade. Enquanto o uso da areia antracito é de no máximo cinco anos, a argila expandida pode ser utilizada por até 15 anos.

A troca em apenas um dos filtros da ETA 2 foi feita como experimento e diante das inúmeras melhorias apresentadas, o Daae vai providenciar a troca do material para os demais filtros nos próximos meses. Ao todo, são 16 filtros nas ETAs 1 e 2.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: