Categorias

Daae segue realizando melhorias no abastecimento da cidade

Autarquia trabalha 24 horas, todos os dias da semana, para levar água de qualidade para todo o município e distritos

Em 2023, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) fez inúmeras melhorias no abastecimento da cidade.

Executou a recuperação total do reservatório de concreto com capacidade para 500 mil litros no Jd. Centenário, que acabou com vazamentos na estrutura.

Também fez a instalação de válvula controladora de nível na rede que interliga o sistema de abastecimento nesta estrutura, dando mais estabilidade e fluxo na pressão para mais de 10 bairros da região sul.

Publicidade

Tem feito trabalho de aprimoramento na rede de abastecimento, com uma série de melhorias e manobras para equalizar a pressão do fluxo no fornecimento de água em pontos críticos, como no Jd. Brasília. Para isso, tem feito trabalho de “caça-vazamentos” em diversos bairros, com mapeamentos da rede.

Implantou rede de abastecimento de água em área próxima da Avenida 19, entre as Ruas 11 e 12, no bairro Jardim Bonsucesso, popularmente chamado de “Quadra M”.

O Daae reformou o laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA 1 “José Maria Pedroso”). Também está sendo construída área de contenção para os produtos químicos usados no tratamento da água, armazenados em tanques.

Também fez a troca de material filtrante em um dos filtros da ETA 2 “José Crespo”. Foi retirada a areia antracito para utilização de argila expandida, resultando em melhorias imediatas no processo do tratamento da água. Em breve, será providenciado a troca nos demais filtros das duas ETAs.

Com investimentos em equipamentos para maquinários e iluminação, agora é possível realizar o serviço preventivo de limpeza de canaleta da ETA 2 no período noturno e com mais agilidade e segurança, reduzindo o tempo de execução pela metade, causando mínimo impacto no abastecimento.

Também fez a instalação de dois macromedidores na captação da ETA 1, próximo ao Ribeirão Claro, aprimorando o monitoramento ao combate de perdas de água desde a captação até o consumo.

O Daae também executa fundamental trabalho ambiental de recuperação e proteção das áreas dos mananciais com o plantio de mudas de seu viveiro, com doações e plantações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em áreas rurais no entorno de cursos d’água e nascentes.

Com o “Daae na Escola”, tem estimulado e incentivado a conscientização ambiental e o uso consciente e sem desperdícios da água. Neste ano, mais de mil alunos assistiram as palestras da equipe de Meio Ambiente do Daae em diversas escolas do município.

Com o apoio da Fundação Municipal de Saúde, o Daae tem promovido palestras sobre a saúde, segurança e bem-estar aos servidores. Também realiza exames médicos periódicos e testes rápidos de hepatites virais e outras doenças, além de vacinações contra a Covid, gripe e a dose bivalente.

Com entrega de certificados, cursos são realizados constantemente para o aperfeiçoamento dos funcionários.

O Daae também elaborou e regulamentou a Lei Municipal nº 5.817, de 03 de outubro de 2023, sobre revisão do valor de faturas dos usuários em casos de vazamentos ocultos (não aparentes) comprovados na rede hidráulica em imóveis.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: