Categorias

Santa Casa realiza a primeira captação de órgãos do ano de 2024

Até quatro pessoas podem ser beneficiadas com a doação realizada no início de janeiro

Divulgação

No último dia 10, a Santa Casa de Rio Claro realizou a primeira captação de órgãos do ano. A doação ocorreu após a liberação da família de uma mulher que teve morte encefálica. Foram captados rins e córneas, que devem beneficiar até quatro pessoas, por serem órgãos duplos.

Informações sobre a doadora e os receptores são sigilosas. De acordo com a coordenadora de enfermagem da UTI da Santa Casa de Rio Claro, Cinthia Cristina Cândido dos Santos,

as equipes responsáveis pela captação de cada órgão são encontradas por intermédio da OPO (Organização de Procura de Órgãos), à qual a CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) é hierarquizada.

Publicidade

Segundo a coordenadora, esse tipo de captação não é rara, mas ocorre em menor frequência. “É necessário que familiares de primeiro grau acenem positivo para que seja dado início ao processo. Se confirmada a morte encefálica e a família não for doadora, os equipamentos podem ser desligados pela equipe de saúde”, esclarece.

Em todo o estado de São Paulo, foram realizados mais de 5 mil procedimentos no primeiro semestre do ano passado, como transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas. Mas a taxa de recusa familiar para a doação ainda se mantém em 38%. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos e estimular conversas familiares sobre o tema, o governo do Estado lançou, em setembro, a campanha #SouDoador.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: