Categorias

GAECO realiza operação para combater fraudes na guarda e remoção de veículos em Itirapina e cidades do estado de SP

Nesta quarta-feira (20), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagrou a Operação Pitágoras visando aprofundar investigações sobre uma suposta organização criminosa composta por empresários do ramo de pátios de estacionamento e guinchos. Eles são suspeitos de participar de um esquema para fraudar procedimentos licitatórios relacionados à guarda e remoção de veículos apreendidos por delegacias seccionais e outros órgãos públicos, além de outras práticas criminosas, como falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A Justiça de São José dos Campos expediu 34 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos não apenas naquela cidade, mas também em diversas outras localidades do estado de São Paulo, incluindo Cruzeiro, São Paulo, Barueri, Osasco, Cotia, São Lourenço da Serra, Santo André, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Campinas, São José da Bela Vista, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Itirapina, Regente Feijó, Casa Branca, Onda Verde e Porto Feliz.

A investigação teve início a partir do trabalho da 1ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil de São José dos Campos, que identificou indícios de conluio entre empresas participantes de pregões eletrônicos em delegacias seccionais da região. Novas evidências coletadas pelo GAECO indicam a participação de diversas pessoas jurídicas em pregões e contratos com órgãos públicos em outras localidades do estado. Além disso, as investigações apontam que os contratos firmados eram conduzidos por possíveis “testas de ferro” e não eram executados corretamente, havendo relatos de desvio de veículos e dificuldades para os usuários dos serviços.

Publicidade

A operação, que conta com a participação de promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e policiais militares do BAEP, visa desarticular esse esquema criminoso e responsabilizar os envolvidos pelas práticas ilícitas.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #itirapina #gaeco


Comentários: