Categorias

Outono chega com temperaturas acima da média em todas as regiões

Nesta quarta-feira (20), deu-se início ao outono no Hemisfério Sul, trazendo consigo uma expectativa de temperaturas acima da média histórica em todo o território brasileiro. Este ano, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño, com previsões de que os meses de abril, maio e junho apresentem temperaturas mais elevadas em comparação aos anos anteriores.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a exceção será para o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem permanecer dentro da normalidade. A coordenadora-geral do Inmet, Márcia Seabra, destaca que em algumas áreas do país, as temperaturas podem ficar até 1 ou 2 graus acima da média durante todo o período.

Seabra ressalta que, embora o fenômeno El Niño tenha atingido seu pico em dezembro do ano passado, ele vem enfraquecendo nos últimos meses. No entanto, é provável que no outono ocorra a transição para uma condição mais neutra. Posteriormente, há a possibilidade de que o fenômeno La Niña comece a se formar no Brasil, trazendo chuvas abaixo da média para a Região Sul e acima da média para as regiões Norte e Nordeste.

Publicidade

Quanto às chuvas, é esperado que fiquem abaixo da média histórica na maior parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, devido aos possíveis impactos remanescentes do El Niño. Entretanto, em algumas áreas dessas regiões, as chuvas podem se aproximar ou superar a média. Nas regiões Sul e Sudeste, as chuvas devem ficar acima da climatologia, especialmente em algumas áreas específicas.

No que diz respeito à produção agrícola, as previsões meteorológicas indicam que as chuvas abaixo da média no Matopiba podem afetar o plantio e as fases iniciais dos cultivos de segunda safra. Por outro lado, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde são previstas chuvas acima da média, espera-se que isso beneficie os cultivos de segunda safra.

Em suma, o outono deste ano promete trazer desafios e oportunidades para diferentes setores, desde o agrícola até o cotidiano dos brasileiros, que devem se preparar para um período de temperaturas elevadas e variações na distribuição das chuvas.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais #outono


Comentários: