Categorias

Daae elabora cartilha sobre vazamentos em imóveis

Material “Encontrando Vazamentos” está disponibilizado no site da autarquia

Uma torneira pingando pode gastar até 50 litros de água em um único dia. Nesse período de estiagem, a população deve redobrar a atenção em relação ao consumo e vazamentos nos imóveis.

Como parte das ações de conscientização sobre o uso consciente e sem desperdícios da água, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro elaborou uma cartilha sobre vazamentos em imóveis.

O material, chamado “Encontrando Vazamentos”, foi elaborado de forma didática e de fácil entendimento e está disponível para visualização, impressão e download no site da autarquia, no endereço https://daaerioclaro.sp.gov.br/.

Publicidade

Para acessá-lo, na página inicial do site, clique na aba “DAAE” e depois em “Portarias”. Ao ser direcionado para outra página, clique em “Encontrando Vazamentos”.

“Em época de estiagem, todo cuidado com o consumo da água é extremamente importante”, destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

A cartilha aborda como saber se há vazamentos no imóvel; apresenta testes para verificação de vazamentos como “teste do vaso sanitário”, “teste do copo” e “teste da caixa d’água”, além do funcionamento do equipamento geofone, utilizado para detectar vazamentos não aparentes.

“Essa cartilha vai sanar muitas dúvidas e ajudar a identificar vazamentos nos imóveis”, ressalta Darci Alexandre Garcia, servidor do Daae há 23 anos que também trabalha como “caça-vazamentos”, um dos idealizadores do material.

O Daae orienta que vistorias de vazamentos sejam sempre feitas por profissionais da área como encanadores ou “caça-vazamentos”.

Lei de Vazamentos

Em novembro de 2023, o Daae regulamentou lei municipal sobre revisão do valor de faturas em caso de vazamentos ocultos (não aparentes) comprovados na rede hidráulica em imóveis.

Em até 90 dias, a partir da emissão da fatura, o usuário pode solicitar abatimento do valor da conta, se o valor consumido for três vezes a média de consumo mensal.

É necessário apresentar comprovação do vazamento oculto e efetuar os devidos reparos na rede hidráulica interna do imóvel.

Em caso de dúvidas e agendamento para esta revisão, o usuário deve ligar na Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200, que atende chamadas de telefones fixos e celulares, 24 horas, todos os dias.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal


Comentários: