Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino – Olho acontece de 13 a 17 de agosto em Rio Claro
Com foco em produções realizadas nos interiores do Brasil, o FIIK Janela Caipira – Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – chega com força para sua 9ª edição, após um hiato de 8 anos
Entre os dias 13 e 17 de agosto, o Festival ocupa o Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro, no interior paulista, com uma ampla programação gratuita. Além dos 26 curtas selecionados para 5 mostras competitivas, o evento contempla os segmentos de Artes Visuais, Arte Sonora, Fotografia e vai contar também com exibições de filmes convidados.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, entidade com quase vinte anos de atuação na pesquisa, formação e produção de cinema e audiovisual no interior paulista, por meio do Edital LPG Nº 11/2023, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o festival prioriza produções realizadas nos interiores do Brasil.
“Buscamos produções que apontem possibilidades de futuro longe dos grandes centros urbanos, com narrativas que apresentem novos protagonismos, novas formas de vida e ‘tencionamentos’ na linguagem cinematográfica”, explica Rogério Borges, diretor artístico do FIIK Janela Caipira.
A abertura, no dia 13 de agosto (3ªf), é às 19h, na Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, com a exibição do filme do “Núcleo de Criação Cinematográfica”, projeto que reúne profissionais do cinema, cinéfilos, educadores e interessados em geral, com foco no debate e criação de filmes-ensaios. Na sequência, acontece a mostra competitiva Cine Delas, com filmes dirigidos, produzidos ou protagonizados por mulheres.
Na quarta-feira, dia 14, a programação começa às 14h, na Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, com a Mostra Filmes em Processo. De caráter não-competitivo, a categoria apresenta duas obras ainda não finalizadas, que permitem ao público vivenciar muitas trocas sobre o fazer cinematográfico, com os diretores Igor de Lucca Rossato, com o curta-metragem “Veredas”, e Claudia Seneme do Canto, com o longa-metragem “Sechiisland: A Vida como Obra de Arte”, co-dirigido com João Paulo Miranda Maria. Às 19h, acontece a abertura da exposição “trama”, do Coletivo Deriva Cartográfica, que reúne fotografias analógicas de dupla exposição, criadas por 65 artistas de todos os estados do país, apresentando uma cartografia de um Brasil diverso e multifacetado. Às 20h30, a Sessão Especial traz os filmes convidados “Big Bang” (2022), de Carlos Segundo, e “Cama Vazia” (2023), de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet. A mostra competitiva Desvios, de cinema experimental, encerra a noite, a partir das 21h.
Na quinta-feira, 15/08, a programação começa às 14hcom o terceiro filme convidado: “Lugar de Ladson” (2022), de Rogério Borges. A partir das 14h30, serão exibidos os filmes da Mostra Mundos Possíveis, categoria competitiva dedicada a filmes da cultura Def, com protagonismo de pessoas com deficiência (PCD), e que conta com recursos de acessibilidade. Às 19h, entra em cartaz a Mostra São Paulo, com filmes paulistas feitos fora da capital, seguida da Mostra Brasil I, de produções nacionais.
O penúltimo dia de programação, a sexta-feira, 16 de agosto, também começa às 14h, com a Mostra não-competitiva Kino-Olho, uma seleção de cinco filmes produzidos por integrantes do coletivo organizador do Festival. Às 19h, tem o Noite Imersiva, projeto voltado a espetáculos de arte sonora, música experimental e performance, formado pelos sonidistas Léo Bortolin e Isadora Maria Torres (Kinho-Olho e Som de Black Maria). Eles recebem, desta vez, Gylez, artista do som e colaboradore do projeto, para uma apresentação especial no hall do Centro Cultural. Às 21h, tem a exibição dos curtas da Mostra Brasil II.
No sábado, 17, último dia de programação,acontece a Roda de Conversa “Processos Produtivos Outros – O Interior em Cena”, às 14h. Esta atividade acontece no hall da biblioteca do Centro Cultural, reunindo realizadores para trocar experiências sobre a produção cinematográfica, em especial desenvolvida nos interiores do Brasil. Com mediação de Léo Bortolin. Na Sala de Cinema, será exibido o Filme Coletivo “Esquizogesto”, às 19h. Em seguida, às 19h30, a cerimônia de encerramento e premiação vai apresentar os vencedores dos prêmios: Melhor Filme – Mostra Brasil, Melhor Filme – Mostra Cine Delas, Melhor Filme – Mostra Desvios, Melhor Filme – Mostra Mundos Possíveis, Melhor Filme – Mostra São Paulo, além de menções honrosas, a critério do júri. Nas sessões presenciais do festival, o público poderá votar para escolher o Melhor Filme – Júri Popular.
Toda programação dos cinco dias de evento é gratuita. Os ingressos para as mostras serão disponibilizados 30 minutos antes do início das sessões, sujeitos à capacidade máxima da Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari. Não é preciso retirar ingressos para as atividades que acontecem no hall: “Noite Imersiva” e “Roda de Conversa”.
Quem mora longe também pode acompanhar o Festival! A maioria dos filmes estará disponível na plataforma de streaming Cardume (cardume.tv.br). Para acessá-los, basta fazer um cadastro no site. As obras entram em cartaz no dia seguinte da exibição presencial e ficam disponíveis até 23 de agosto.
Saiba Mais sobre o Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – Janela Caipira
O Janela Caipira – Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho foi criado em Rio Claro/SP, em 2009, com o nome de FIIK.
Nos anos 2000, o movimento de cinema emergente na sala de cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, que deu origem ao Grupo Kino-Olho, viu no festival uma oportunidade de exibir seus filmes-ensaios ao público e criar possibilidades de encontros entre realizadores de diferentes lugares.
Além de filmes autorais de inscrição livre, o festival contava também com uma sessão competitiva, composta por filmes produzidos localmente. O melhor filme, segundo votos do júri popular, recebia o Troféu Chapéu de Palha.
De lá para cá, o festival teve oito edições, sendo a última realizada em parceria com o 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, em 2016. Nesse percurso, o cinema brasileiro abriu portas para o cinema dos interiores, com obras de destaque produzidas no interior paulista, que tiveram repercussão em festivais nacionais e internacionais.
SERVIÇO:
9º FIIK Janela Caipira – Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho
Grátis.
Data: de 13 a 17 de agosto de 2024
Local: Centro Cultural Roberto Palmari
Endereço: R. Dois, 2880 – Vila Operária, Rio Claro/SP
Confira a programação completa:
https://kinoolho.com.br/janelacaipira
https://www.instagram.com/janelacaipira
Siga nosso Instagram – clique aqui!Siga nosso Facebook – clique aqui!
Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!
#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal