segunda-feira, junho 23, 2025
InícioEsporteHandebol de Rio Claro faz balanço positivo das conquistas em 2019

Handebol de Rio Claro faz balanço positivo das conquistas em 2019

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

A equipe de Handebol do Instituto Crescer no Esporte tem registrado um ano bastante promissor neste 2019. Muitas competições, conquistas e aprendizados têm feito parte do calendário da equipe que conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). E os desafios não param: na próxima segunda-feira (2) a equipe juvenil tem compromisso a cumprir em disputa pela medalha de bronze, no campeonato Super Paulistão, em jogo contra a cidade de Guarulhos, às 19 horas, no Ginásio da Lagoa Seca do Cervezão.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, explica que o Super Paulistão, da Federação Paulista de Handebol, é uma competição bastante disputada. “Este é o segundo ano que disputamos e conseguimos superar a marca do ano passado, quando ficamos em quinto lugar dentre 12 equipes. Jogamos contra grandes clubes como, por exemplo, Pinheiro e Taubaté”, pontua.

Colagrai destaca que 2019 foi um ano sensacional para a modalidade. O ponto de partida é incentivar a prática esportiva como ferramenta de transformação social. Assim, são mantidas diversas turmas para iniciação esportiva nos pólos do Centro Social “Mitiko Nevoeiro”; na Lagoa Seca; Panorama; Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza; Terra Nova e Escola Municipal Antônio Maria Marrote. São aulas para meninos e meninas entre sete e 19 anos de idade.

O titular da Setur, Ronald Penteado, salienta a importância do projeto Crescer no Esporte em Rio Claro. “É um grande incentivo à prática esportiva em diferentes modalidades. Eles possibilitam uma nova oportunidade para muitas crianças e jovens, através do Esporte. Além disso, os atletas têm garra e determinação. Os resultados obtidos a cada competição é a resposta de tudo o que eles vêm plantando. É um trabalho maravilhoso desenvolvido em Rio Claro”.

Além da iniciação esportiva, o Handebol também disputa três tipos de competições no Estado de São Paulo: as organizadas pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado, que são jogos Infantis (cadete sub 16 anos), os Jogos Abertos da Juventude (juvenil sub 18 anos), os Jogos Regionais e Jogos Abertos (sub 20); os campeonatos paulistas organizados pela Federação Paulista de Handebol (categoria juvenil sub 18); e pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo (categorias mirim sub 12 masculino e feminino, infantil sub 14 masculino e feminino, cadete sub 16 masculino, juvenil sub 18 masculino).

Dentre as competições, a Liga de Handebol organiza as finais da série Ouro para os quatro primeiros colocados e as finais da série Prata para os classificados entre quinto e oitavo. A equipe mirim feminina sub 12 do Handebol/Setur Rio Claro conquistou a quarta colocação na série Ouro, sagrando-se a quarta melhor do Estado. A equipe mirim masculino sub 12 ficou com o terceiro lugar na série Ouro, assim como o infantil masculino, que foi considerada a terceira melhor equipe do estado em jogo realizado em casa.

Nessa mesma competição, em jogos realizados em períodos diferentes, as equipes masculinas cadete sub 16 e juvenil sub 18 venceram a equipe de Salto, em jogos realizados em Rio Claro. Nos Jogos Infantis, a equipe cadete sub 16 masculina, obteve a quarta melhor posição, em setembro, ao participar da fase final, na cidade de Dracena. 

A equipe juvenil sub 18 masculina tem vencido todas as competições das quais participa até o momento: venceu os Jogos Abertos da Juventude em junho; no mês seguinte, em julho, a mesma equipe disputou os Jogos Regionais na categoria sub 20 e foi campeã, conquistando o bicampeonato na competição e garantindo vaga para a primeira divisão dos Jogos Abertos “Baby Barioni”. Nesta competição, ficou em quinto lugar, perdendo apenas para o campeão Guarulhos e o vice Sorocaba.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias