Conserto ocorre na Avenida 6 com a Rua 8, próximo ao Mercadão Municipal; abastecimento será normalizado gradualmente durante a tarde
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realiza, na manhã desta terça-feira (22), um reparo emergencial em uma rede de 75 milímetros que rompeu na Avenida 6 com a Rua 8, próximo ao Mercadão Municipal.
Para a execução do serviço, o trânsito precisou ser interditado no local. A orientação é para que os motoristas evitem o trecho e utilizem rotas alternativas.
Foi necessário interromper temporariamente a operação da Estação de Tratamento de Água José Maria Pedroso (ETA 1) para despressurizar a tubulação e permitir o conserto.
A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% de Rio Claro, atendendo bairros como Cidade Nova, Vila Paulista, Vila Alemã, Jardim Inocoop, Consolação, Cidade Jardim, Jardim Claret, Santana, Santa Cruz, Vila Operária, Jardim Mirassol, região Central e o distrito de Assistência.
Com a interrupção temporária, pode ocorrer baixa pressão ou falta de água em imóveis que não possuem caixa-d’água nessas regiões.
Segundo o Daae, a previsão é que o reparo seja concluído até o começo da tarde desta terça-feira (22). Após o término do serviço, o abastecimento será retomado gradualmente ao longo da tarde.
A autarquia reforça que a presença de caixa-d’água ajuda a reduzir os transtornos durante interrupções temporárias e orienta os moradores a utilizar a água de forma consciente, evitando desperdícios.
Água pode apresentar alteração momentânea
Após a conclusão do reparo, serão realizadas descargas na rede. Durante a retomada do abastecimento, a pressão da água pode provocar o desprendimento de resíduos naturais presentes nas tubulações, ocasionando, em alguns pontos, coloração escura e temporária na água.
Também pode ocorrer aspecto esbranquiçado, provocado por microbolhas, que desaparecem após alguns segundos. Segundo o Daae, essas situações não representam prejuízo à qualidade da água.
Eventuais ocorrências devem ser comunicadas ao Daae pelo telefone e WhatsApp 0800-019-0505.
A ETA 2 José Crespo, responsável pelos outros 60% do abastecimento da cidade, segue funcionando normalmente.



