O Governo de São Paulo autorizou a realização de um novo concurso público para o preenchimento de 4 mil vagas de aluno-soldado da Polícia Militar. A autorização foi publicada na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial do Estado.
A medida faz parte do plano de fortalecimento das forças de segurança e de recomposição do efetivo policial. Segundo o governo, desde o início de 2023 já foram formados mais de 16,2 mil profissionais da segurança pública, sendo 11,1 mil policiais militares, 4,6 mil policiais civis e 532 integrantes da Polícia Técnico-Científica.
O novo concurso será dividido em dois certames, cada um com oferta de 2 mil vagas para o Quadro de Praças da Polícia Militar. A previsão é de que os aprovados sejam nomeados em duas etapas: a primeira em maio de 2028 e a segunda em novembro do mesmo ano.
Com a autorização oficial, o próximo passo será a elaboração dos editais, que irão definir o cronograma, os requisitos para participação e as regras do processo seletivo.
Concurso para soldados segue com inscrições abertas
Além do novo certame autorizado, a Polícia Militar já está com outro concurso em andamento para o preenchimento de 2 mil vagas de soldado.
As inscrições seguem abertas até o dia 21 de agosto, por meio do site da Fundação Vunesp. O salário inicial é de R$ 5.482,51.
As provas serão aplicadas em 51 municípios, sendo 37 cidades do estado de São Paulo e outras 14 capitais brasileiras. O processo seletivo contará com prova objetiva e dissertativa, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e análise documental.
Concurso para oficiais
Também permanecem abertas, até 15 de julho, as inscrições para o concurso com 200 vagas de alunos-oficiais da Polícia Militar.
Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista. A formação tem duração de quatro anos, e a remuneração inicial para o cargo de cadete é de R$ 5.460,65.



