Categorias

Prevenção à hanseníase é tema de palestra nessa sexta-feira

Todos podem participar da atividade, que será realizada nas Faculdades Anhanguera.

Com o tema “Reconhecer, prevenir e curar a hanseníase”, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro realiza na sexta-feira (27) palestra sobre a doença. O evento, sem cobrança de ingressos, será realizado a partir das 13h30 no auditório das Faculdades Anhanguera e todos podem participar. O palestrante será José Paulo Marcucci, enfermeiro responsável pelo programa municipal de controle da hanseníase.

Atualmente Rio Claro tem seis pacientes com a doença sendo atendidos pelo programa, que é vinculado ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). A organização da palestra é do Cead e Vigilância Epidemiológica.

Publicidade

Antigamente chamada de lepra, a hanseníase é uma doença crônica e transmissível, que atinge principalmente a pele e nervos periféricos, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e preconceito que permeia a doença. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado.
O Ministério da Saúde (MS) promove em parceria aos estados e municípios ações de vigilância e educação em saúde, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, e incentivar a procura pelos serviços de saúde. A rede pública de saúde também mobiliza profissionais da área na busca ativa de casos novos de hanseníase, especialmente os de convivência domiciliar (grupo com maior risco de adoecimento). As ações de busca ativa têm como foco o diagnóstico precoce da doença e a prevenção das incapacidades e deformidades físicas.

A Secretaria de Saúde de Rio Claro recomenda que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima ao verificar ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se a mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque.

Os atendimentos no Espaço Mais Saúde são realizados das 8 às 17 horas de segunda a sexta e aos sábados das 8 horas ao meio-dia para pacientes que estão na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de média e pequena complexidade. O agendamento desses pacientes é feito pela Central de Regulação Ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro, que chama os pacientes por telefone.


Comentários: