Categorias

Mutirão de combate ao Aedes estará em 6 bairros neste sábado

Todos devem colaborar no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro estarão nas ruas a partir das 8 da manhã deste sábado (11) em mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Com o auxílio de equipe da Secretaria de Meio Ambiente, com o caminhão cata bagulho, os agentes farão a visita de casa em casa nos bairros Bonsucesso, Novo Wenzel, Bom Retiro, Jardim Brasília 1 e 2 e Jardim Guanabara.
O cata bagulho fará o trabalho de recolhimento de pneus velhos, entulhos, restos de móveis, garrafas e outros potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Todos os agentes que farão as visitas de casa em casa estarão devidamente identificados e, além de eliminar possíveis criadouros, farão a orientação aos moradores.
Desde o início do ano Rio Claro registrou 13 casos de dengue, nove casos de chikungunya e nenhum caso de zika vírus, segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira (09).
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água e os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, devem ser lavados com água e sabão.


Comentários: