Categorias

Conservação de documentos foi tema de oficina no Arquivo Municipal de RC

Além de Rio Claro, participaram representantes de arquivos de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Sebastião e Sorocaba.

Rio Claro foi sede na quinta-feira (23) de oficina sobre preservação e conservação de documentos ministrada para funcionários de seis arquivos municipais do estado de São Paulo. A atividade foi comandada pela diretora técnica do Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Norma Cianflone Casares, e realizada no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

Além de Rio Claro, estiveram representados os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Sebastião e Sorocaba. São cidades integrantes do Observatório Municipal de Arquivos, projeto coordenado pelo Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado. O objetivo é o compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos entre as instituições arquivísticas.

Publicidade

“Entre vários assuntos importantes, um dos temas da oficina foi a preservação de documentos e os mecanismos para prolongar a vida útil do material”, comenta a superintendente do Arquivo Municipal de Rio Claro, Mônica Frandi Ferreira.

A oficina também contou com a parte prática, em que os participantes experimentaram técnicas para higienizar documentos, desmetalizar (retirar grampos, presilhas, alfinetes e clips metálicos) e acondicionar em embalagens livres de acidez, assegurando a correta preservação do acervo.

Essa oficina terá prosseguimento. A segunda parte da atividade está programada para o dia 22 de novembro no Arquivo Histórico Municipal de Campinas.


Comentários: