Categorias

Obras da nova base do Samu são retomadas

Base deve atender bairros da região Sul com mais rapidez.

As obras de construção da base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na zona sul de Rio Claro estão sendo retomadas. Nessa segunda-feira (22) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o secretário municipal de Saúde Djair Francisco e representante da empresa Cordeiro Construções estiveram no local.

“Com essa nova fase das obras pretendemos entregar a nova base do Samu o mais breve possível à comunidade. Com isso o atendimento será mais ágil e rápido para salvar vidas”, afirmou o prefeito. “Uma reivindicação antiga da população dos bairros da zona sul que em breve será atendida”, acrescentou Juninho.

Publicidade

Com a base descentralizada que a prefeitura está construindo na zona sul da cidade, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) conseguirá chegar ao local de um acidente naquela região num tempo muito menor do que precisa atualmente para se deslocar da Vila Martins. O Samu reduziu em mais de 50% o tempo de atendimento de uma simulação de acidente do Jardim Terra Nova.

“Sabemos que cada minuto é precioso para uma vida. Por isso a Fundação Municipal de Saúde está empenhada no término dessa obra e seu funcionamento o mais rápido possível”, afirmou Djair.

A nova base do Samu está localizada em um prédio em área na Via Kennedy próxima ao aeroclube. O investimento na base descentralizada do Samu é estimado em R$ 250 mil.

O vereador Rafael Andreeta, que fez encaminhamentos ao prefeito para a construção dessa segunda base do Samu, destaca a importância da obra.

Atualmente o Samu conta com base localizada próxima ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município. Dados levantados no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde mostravam média de 55 chamadas por dia, ou seja, mais de duas chamadas por hora. Com base em Rio Claro, o Samu é regional e abrange ainda os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Analândia.

O serviço é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.


Comentários: