Categorias

Oficina de berimbau sábado no Centro Cultural


Participantes aprenderão a confeccionar o instrumento.

Oficina ministrada nesse sábado (24) às 14 horas em Rio Claro irá ensinar crianças (a partir de 10 anos) e adultos a confeccionarem o berimbau, instrumento musical de origem africana. A atividade será ministrada no Centro Cultural pelo mestre Lua de Bobó, de Salvador, na Bahia, e também grupo de capoeira Angola Meninos de Arembepe. A entrada é um litro de leite.

Publicidade

“O berimbau é um dos símbolos da cultura negra e ensinar a arte deste instrumento é uma maneira de valorizar e difundir essa riqueza cultural”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura. Instrumento de percussão, o berimbau é presença indispensável nas rodas de capoeira.

Para participar da oficina não é necessário nenhum material específico, os itens necessários serão oferecidos gratuitamente para a aula. Quem já tem o instrumento também pode participar para aperfeiçoamento.

A Oficina de Berimbau está inserida na programação do Mês da Consciência Negra, que terá na sexta-feira (23) a palestra “Desafio do combate ao racismo”, que abordará a consciência, luta, respeito e reconhecimento ao povo negro. A atividade será ministrada por Kizie de Paula Aguiar às 19h30 no Gabinete de Leitura. Roda de Conversa será realizada na segunda-feira (26) com jovens atendidos em projeto social. O tema será “Sinais de resistência: tranças e quilombos”. A programação será encerrada na terça-feira (27) com a exibição do filme “Estrelas além do tempo”, às 14 horas, no CEU Mãe Preta.


Comentários: