Categorias

Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorre neste domingo: Expectativa de 50 meteoros por hora

A chuva de meteoros Eta Aquáridas está atingindo seu ápice neste domingo, dia 5 de maio, prometendo produzir entre 50 a 60 meteoros por hora, segundo especialistas. O fenômeno já começou, e relatos de avistamentos de estrelas cadentes foram feitos em várias regiões, inclusive em Brasília, durante a madrugada.

Esta chuva de meteoros é facilmente visível no Brasil devido à localização do país, iluminando o céu na constelação de Aquário. Para uma melhor experiência de observação, recomenda-se procurar locais escuros, afastados da iluminação artificial das cidades.

Como Visualizar?

Publicidade

A Eta Aquáridas ocorre na Constelação de Aquário, posicionada no alto do céu no Brasil. O melhor momento para observar a chuva de meteoros é durante a madrugada, pouco antes do amanhecer. Evitar a iluminação artificial das cidades é crucial para uma visão mais nítida. Prefira espaços escuros, como áreas rurais, pois os meteoros da Aquárias não são extremamente brilhantes.

Origem e Causa

Essa chuva de meteoros é formada por detritos espaciais que entram na atmosfera terrestre. A combustão desses detritos gera as populares “estrelas cadentes”. A Aquárias é derivada dos detritos do cometa Halley, que deixa sua marca a cada 76 anos ao se aproximar do sol.

Fenômenos Astronômicos de Maio

Além da Eta Aquáridas, o mês de maio reserva outros eventos astronômicos, como a Lua Nova, a ocultação lunar de Saturno e mais. Confira o calendário completo:

– 01/05: Lua em Quarto Minguante
– 03/05: Ocultação lunar de Saturno
– 05/05: Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas e ocultação lunar de Marte
– 06/05: Conjunção entre Lua e Mercúrio
– 08/05: Lua Nova
– 09/05: Mercúrio em maior elongação ocidental
– 15/05: Lua em Quarto Crescente
– 23/05: Lua Cheia
– 31/05: Ocultação lunar de Saturno

Aplicativos para Auxiliar na Observação

Para ajudar na localização e identificação dos fenômenos astronômicos, diversos aplicativos estão disponíveis. O Carta Celeste, compatível com Android e iOS, mostra o céu em tempo real de acordo com a localização do usuário. Já o Heavens-Above, disponível apenas para Android, indica quais satélites e planetas estão visíveis acima da cabeça do usuário em tempo real.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #meteoro


Comentários: