Categorias

Prefeitura recolhe mais de meia tonelada de lixo dos Jardins Novo 1 e 2

Prefeitura pede colaboração da comunidade no sentido de fazer o descarte correto de materiais.

A ação intensificada de limpeza nos bairros continua sendo realizada pela prefeitura de Rio Claro. Nesta semana o trabalho foi finalizado no Jardim Novo 1 e Jardim Novo 2 e a quantidade de sujeira recolhida voltou a chamar a atenção. Foram retirados 550 quilos de materiais jogados de maneira irregular em vias públicas e terrenos. “Voltamos a pedir que a comunidade colabore e jogue lixo e entulho nos locais certos”, orienta o secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri. “Fazemos o serviço de limpeza pública em toda a cidade, mas se não houver empenho da comunidade, a cidade não ficará limpa”, acrescenta.

Há pouco mais de duas semanas a prefeitura concluiu ação similar no Jardim Regina Picelli, de onde foram retirados 50 caminhões de entulho, o equivalente a 600 quilos de material. Os mesmos serviços foram realizados no mês passado, sempre com apoio da Secretaria de Obras, na região do Jardim Boa Vista, que inclui o Jardim Santa Maria, Nosso Teto e Parque São Jorge.

Publicidade

A situação do descarte incorreto de lixo e entulho é preocupante principalmente quando se leva em consideração este período do ano, em que a combinação de umidade, chuva e calor facilita a proliferação de bichos como escorpiões e o mosquito transmissor da dengue em áreas com sujeira.

Todos os bairros de Rio Claro contam com coleta de lixo três vezes por semana. O município possui seis ecopontos que abrem de segunda-feira a sábado das 8 às 20 horas e nos feriados das 8 às 17 horas. Os ecopontos recebem quase todo o tipo de material, com exceção de material orgânico, que deve ser deixado para coleta domiciliar.

Além disso o município conta com caminhão cata bagulho, que recolhe uma vez por mês, porta a porta, móveis velhos e materiais inservíveis, sem que os moradores precisem sair de casa. Basta deixar o material na calçada em frente de casa pela manhã, no dia em que o caminhão passa no bairro. O calendário do cata bagulho está disponível no site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br, onde a comunidade também pode encontrar a programação da coleta seletiva de lixo.


Comentários: