Categorias

Novos radares de Rio Claro serão testados na Via Kennedy

Os equipamentos ainda não têm data para entrarem em funcionamento.

A empresa vencedora da licitação pública para operar os radares no trânsito de Rio Claro realiza a instalação dos equipamentos para iniciar os testes dos novos radares na Via Presidente Kennedy, região sul da cidade. O trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Concentramos os aparelhos num único trecho de maneira a facilitar as avaliações de funcionamento, mas aquele não é o local definitivo de todos aqueles radares”, explica o secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba.

O secretário explica ainda que num único poste irão funcionar o leitor de placas dos veículos, o flash para fotos noturnas e o dispositivo da lombada eletrônica.

Publicidade

“Com o leitor automático de placa (LAP) iremos estruturar a muralha eletrônica da cidade, que possibilitará a identificação de veículo que tenha sido furtado ou roubado, assim que passarem pelo radar, facilitando sua localização. É um ganho para a população e também para policiais e guardas municipais“, informa Bellagamba. A prefeitura já tinha convênio com o governo estadual para interligação ao sistema Detecta, a partir da instalação nos novos equipamentos o município passa a contar com a estrutura necessária para o funcionamento deste serviço.

Além de ampliar a sensação de segurança, outro objetivo a ser alcançado a partir do funcionamento dos radares é reduzir os índices de acidentes de trânsito. “Os radares são ferramentas preventivas a acidentes, uma maneira de induzir os motoristas a respeitarem a sinalização e as leis de trânsito”, acrescenta Bellagamba. “Para nós o ideal é que não sejam aplicadas multas e, sim, que todos que utilizam o trânsito se comportem de maneira a evitar os acidentes. Queremos preservar vidas”, enfatiza Bellagamba. Um amplo trabalho é realizado pela prefeitura para reforçar a segurança no trânsito. As medidas incluem aprimorar a educação no trânsito, por meio de orientações, e também melhorias estruturais, com a implantação de ciclofaixas, rotatórias, semáforos e reforço na sinalização.

Após a conclusão da instalação dos novos radares, terá início a fase de testes para verificar o funcionamento dos equipamentos. A comunidade será comunicada previamente sobre locais e datas em que os novos radares irão operar e começar a gerar multas.

Com a finalização do contrato anterior, foi aberto em dezembro processo licitatório para contratação de empresa responsável pela implantação dos novos equipamentos. Neste novo contrato a prefeitura manteve o número de radares e incluiu novos serviços e equipamentos exclusivos para a interligação ao Detecta, aprimorando o funcionamento dos radares. No início deste mês foi definida a empresa vencedora. Na fase de testes a prefeitura avalia se os equipamentos instalados operam de acordo com o estabelecido. Ao final do processo de implantação dos novos radares, serão três radares móveis e 24 equipamentos fiscalizando 48 faixas de rolamento, sendo cinco deles exclusivamente para o sistema Detecta.


Comentários: