Categorias

Polícia Civil deflagra operação Protocolo Fantasma

A Polícia Civil, após investigação criminal de aproximadamente doze meses, deflagrou a operação “Protocolo Fantasma”. A ação é desdobramento da operação “Echelon”, e tem o objetivo de identificar e prender integrantes do alto escalão de uma facção que atua dentro dos presídios.

A partir de apurações iniciadas com a operação “Echelon”, a Polícia Civil identificou diversos integrantes da organização criminosa que ocupam funções estratégicas no grupo. Eles fazem parte da “sintonia externa” do grupo, planejando e executando ações sob comando da hierarquia superior. Denominados “ponteiros”, são responsáveis pela articulação entre integrantes da quadrilha nos estados brasileiros e no exterior.

Na operação de hoje, policiais civis prenderam no município de Mongaguá, no litoral paulista, um dos integrantes considerado peça chave na organização, que até o momento era conhecido apenas por apelidos e códigos. Além dele, diversos integrantes foram identificados e presos no Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Publicidade

A ação que contou com a participação de mais de 100 policiais civis em São Paulo, continua para identificar outros membros da facção, além de bloquear bens e contas bancárias vinculadas ao grupo.

Fonte: Polícia Civil de São Paulo – dsj (c)


Comentários: