Categorias

Banco de Alimentos de Rio Claro é referência para outros municípios

Leme e Jundiaí enviaram equipes para conhecer o trabalho de perto.

O Banco Municipal de Alimentos de Rio Claro tem se tornado referência em toda a região. Representantes de Leme e Jundiaí foram os mais recentes visitantes a conhecerem de perto esse projeto que beneficia mais de 1.400 famílias por mês. As duas cidades pretendem implantar o equipamento de segurança alimentar e nutricional e vieram a Rio Claro conhecer o serviço realizado pelo município que no ano passado aderiu à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social. “É um serviço importante que contribui para a alimentação saudável das famílias em situação de vulnerabilidade social”, comenta Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social de Rio Claro.

De Leme vieram a secretária do Desenvolvimento Social, Josiane Cristina Pietro e assessores. Os representantes de Jundiaí foram Clayde Almeida, diretora do Departamento de Ação Social da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e servidores do Programa de Suplementação Alimentar.

Publicidade

Os visitantes foram recebidos pelas equipes do Banco de Alimentos e da União de Amigos (Udam). “Eles conheceram o processo de trabalho adotado pelo banco e receberam informações sobre outros programas desenvolvidos pela prefeitura, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Horta Solidária e as atividades de educação alimentar e nutricional que são desenvolvidas em parceria com a Udam”, informa Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Desenvolvimento Social.

O Banco de Alimentos é um programa desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Udam. O objetivo é combater o desperdício de alimentos através da arrecadação de produtos hortifruti considerados impróprios para venda, mas adequados para o consumo humano. “A equipe faz a seleção, manipulação, higienização, embalagem e etiquetagem dos alimentos, distribuindo-os a organizações da sociedade civil cadastradas que atendem população em vulnerabilidade social”, explica Larissa.

Além dos processos operacionais de manipulação dos alimentos, o Banco de Alimentos desenvolve ações nutricionais e sociais junto aos beneficiários, contribuindo para autonomia das pessoas em relação às escolhas alimentares, promoção da alimentação adequada e saudável e articulação da rede socioassistencial para o acompanhamento dos beneficiários em vulnerabilidade social.

Os interessados em fazer doações ao Banco de Alimentos podem entrar em contato com a gerência de Segurança Alimentar pelo telefone 3522-1930 ou com o Banco de Alimentos, através do telefone 3532-4408.


Comentários: