Categorias

Rio Claro homenageia Aroldo Barthmann

Falecido em 2006, o rio-clarense criou empresa que hoje é destaque nacional.

Durante a entrega das obras de revitalização da Rotatória “Aroldo Barthmann”, na manhã desta quarta-feira (7), no Distrito Industrial de Rio Claro, os discursos foram de reconhecimento às realizações do homenageado como empresário, cantor e cidadão.

Nascido em Rio Claro, em setembro de 1924, aos 23 anos Aroldo Barthmann abriu sua empresa de fabricação de peças e acessórios para açougues e frigoríficos. A empresa se consolidou no mercado, ampliou seus negócios e hoje é conhecida em todo Brasil e internacionalmente.

Publicidade

Além de empresário, Barthmann também era cantor, tendo gravado LPs e CD. Em 1962, exercendo o cargo de Embaixador do Brasil no Paraguai, longe de sua pátria, naturalmente triste, compôs a música Saudade. Com esta música, ficou em 2º lugar no Prêmio Banco Real de Talentos de Maturidade, entre quase 2.500 músicas e vozes. Aroldo Barthmann faleceu em outubro de 2006, deixando uma trajetória de sucesso e exemplos.

Conforme projeto de lei de julho de 2013, de autoria do então vereador João Teixeira Junior, a rotatória foi denominada “Aroldo Barthmann”. Em seu discurso, o prefeito Juninho da Padaria disse que Aroldo Barthmann era uma pessoa à frente do seu tempo. “Além de uma belíssima voz, ele fez a diferença como empresário e tem todos os méritos em receber esta homenagem de sua cidade natal. Esta rotatória será local de reflexão aos que passarem por ela, para que reflitam sobre a importância dos amigos e respeito às pessoas, atitudes cultivadas por Aroldo”, afirmou.

O vereador Adriano La Torre cumprimentou o prefeito Juninho pela “atenção dada para perpetuar a história do grande rio-clarense Aroldo Barthmann”.

Secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo destacou a importância das parcerias. “Rio Claro consegue benfeitorias que vão se perpetuar. Temos aqui um exemplo dos esforços da prefeitura e da empresa Barthmann, que deixaram esta praça bonita”.

O gerente de produção da Indústria Metalúrgica Unidos Rio Claro (Unirc), Amauri Maciel de Oliveira, observou que as pessoas que passam pelo local também elogiam o novo aspecto visual da rotatória. “Isto para nós é uma satisfação dupla, pois, além de contribuirmos como o embelezamento da cidade, estamos homenageando o grande empresário que foi o Sr. Aroldo”, afirmou. Amauri agradeceu ao prefeito Juninho que, quando vereador, se colocou à disposição para prestar a homenagem a Aroldo Barthmann e, agora como prefeito, cuidou para que a rotatória ganhasse placa de identificação que já poderia ter sido colocada desde 2013.

Do evento também participaram os vereadores Júlio Lopes, Irander Augusto e Geraldo Voluntário, e o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.


Comentários: