Categorias

Museu Histórico de Rio Claro é reinaugurado na quinta-feira com cinco exposições

Prédio restaurado volta a receber público após quase dez anos.

Cinco exposições marcam a reinauguração do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, que ficou quase uma década sem condições de visitação devido a incêndio em 2010. Restaurado e com as características externas originais do século 19 recuperadas, o prédio será entregue à comunidade na quinta-feira, às 19 horas, quando também serão abertas as mostras “Memorial do Museu”, “Memória Ferroviária”, “História de Rio Claro”, “Imagens por Percy de Oliveira” e peças do acervo da pinacoteca.

“Não estamos apenas entregando um prédio, pois não basta recuperar a estrutura, é preciso fazer dele um espaço atrativo para as pessoas, com programação que estimule o público a buscar por cultura e conhecimento”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Daniela Ferraz, o museu agora conta com espaço modernizado e adequado para receber mostras artísticas e exposições diversas. “O museu restaurado enriquece a cena cultural de Rio Claro como mais uma ferramenta de interação entre passado e presente”, comenta.

Publicidade

Na sala com a mostra “Memorial do Museu” o público poderá ver a história do Solar da Baronesa, prédio onde hoje está instalado o museu Amador Bueno da Veiga. “Memória Ferroviária” é exposição que reconstrói, de forma documental, os principais episódios da ferrovia em Rio Claro e região. A sala “História de Rio Claro” mostra cronologicamente momentos importantes da cidade desde sua fundação. “Imagens por Percy de Oliveira” tem obras do artista retratando paisagens arquitetônicas icônicas do município. Na pinacoteca municipal o público verá quadros que fazem referência a Rio Claro.

O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga fica na Avenida 2 entre ruas 6 e 7, Centro. Com a restauração, ganhou nova concepção de uso, com salas de exposições físicas e itinerantes, teatro de arena e estrutura para apresentações artísticas. As visitações poderão ser feitas de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas.


Comentários: