Categorias

Rio Claro realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Abertura foi realizada na segunda-feira (23) no Jardim Público.

Rio Claro abriu oficialmente na segunda-feira (23) a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Apresentações culturais foram realizadas no Jardim Público. A programação segue até sexta-feira (27) com várias atividades.

“A maior deficiência está naqueles que têm condições de fazer e não fazem”, destacou João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Vocês nos dão lições de vida ao mostrarem que a deficiência não é impedimento para a alegria e para realizações”, acrescentou o prefeito, dizendo que o município trabalha para que haja cada vez mais políticas públicas voltadas para a inclusão.

Publicidade

O vereador Júlio Lopes destacou que é papel do poder público apoiar as iniciativas que promovam a inclusão. “É importante trazer a pessoa com deficiência para o convívio social, possibilitando também a ela oportunidade de emprego”, ressaltou o vereador, um dos organizadores da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

“Esta administração mostrou olhar sensível à situação da pessoa com a deficiência ao criar a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, observou Paulo Meyer, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“É a oportunidade para que tenhamos vez e voz, ampliando os espaços para mostrarmos nosso valor”, acrescentou Meyer.

Apresentações culturais foram realizadas com a participação do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação dos Surdos de Rio Claro. Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Voluntário e Yves Carbinatti, o secretário dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, e Renata Murbach, diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador.

A programação da Semana da Pessoa com Deficiência continua na terça-feira (24) com o 3º Cuidando de quem cuida, no Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória, onde também haverá exposição de fotos e o 2º Festival de Natação. Na quarta-feira (25) será realizada Manhã Cultural no Núcleo de Administração Municipal. Vivências em atividades inclusivas será a atividade de quinta-feira (26), nas Faculdades Asser. Na sexta-feira (27) haverá encerramento, na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, e Dia “D”, pelo Dia da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. Essa atividade será no PAT. A Semana da Pessoa com Deficiência é realizada pela prefeitura de Rio Claro, Câmara Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Comentários: