Categorias

Daae presta homenagem ao meio ambiente com passeio na Feena

Com plantio de árvores e atividades que visam a consciência ambiental, evento faz parte das festividades de 50 anos da autarquia.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro comemora 50 de fundação no dia 05 de dezembro desse ano. Para celebrar a data, eventos estão sendo organizados pela autarquia, como a caminhada ecológica realizada na manhã de sábado (28), quando foi comemorado o dia do Rio Corumbataí, um dos rios utilizados pelo Daae na captação de água para o tratamento e abastecimento na cidade.

Com saída da sede do Clube de Cavaleiros “Professor Victorino Machado” funcionários do Daae, membros do Grupo de Escoteiro Marechal Rondon e munícipes caminharam por um percurso de cerca de seis quilômetros até a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

Publicidade

Os participantes conheceram a estação de captação de água, às margens do Ribeirão Claro, um dos afluentes do rio Corumbataí, que leva água até a Estação de Tratamento (ETA) 1, no bairro Cidade Nova, responsável por 40% do abastecimento da cidade.

No local, houve explicação sobre essa etapa do processo de preparação da água que culmina no fornecimento em todo o município e foram plantadas cinco mudas de árvores, simbolizando cada década de existência do Daae, sendo um espécime de Guapururu, Mulungu, Paineira Rosa, Ipê Rosa e Ipê Roxo.

“É um dia especial em que homenageamos a história do Daae e os rios, importantes para realizarmos o trabalho de levar água de qualidade para todo o município”, afirma o superintende do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, lembrando que boletim divulgado em junho desse ano pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental aponta Rio Claro com pontuação máxima no Ranking da Universalização do Saneamento entre cidades de grande porte (acima de 100 mil habitantes) em todo o país.

Também presente ao evento, o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ricardo Gobbi e Silva elogiou o trabalho que o Daae vem fazendo na recuperação de nascentes e mananciais, além da qualidade da água distribuída em todo o município.

“Preservar as nascentes e mananciais é fundamental para garantir a quantidade e qualidade das águas que abastecem as cidades. Eventos como esse enaltecem a consciência ambiental que é fundamental para as próximas gerações”, ressalta o secretário.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Julio Lopes participou do plantio e parabenizou o Daae pela realização do evento e destacou que a preservação dos rios e do meio ambiente é de responsabilidade de todos para que tenhamos um futuro com melhores perspectivas.

Durante a caminhada foi feita a entrega de material informativo e educativo do Projeto Nascentes, feito pelo Daae desde 2017, e uma roda de conversa ambiental, destacando a importância da recuperação de mananciais e recursos hídricos na cidade.

O passeio seguiu com visita ao Museu do Eucalipto e termionou na casa de captação de água, próxima ao “Lago do Horto”, onde os participantes puderam conhecer a história do local construído em 1942, sendo pioneiro na captação, tratamento e distribuição de água na região.

“Foi um ganho excelente para nós, pois reforçou aquilo que pregamos sobre consciência ambiental. Foi uma experiência incrível e de extrema valia”, comenta Fábio Luiz de Caires, um dos chefes do Grupo de Escoteiro Marechal Rondon.


Comentários: