Categorias

Feira Corujão terá evento na sexta-feira sobre o Dia Mundial da Alimentação em Rio Claro


Público poderá conferir Índice de Massa Corporal e receberá dicas de alimentação saudável.

Integrantes do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas) de Rio Claro estarão nessa sexta-feira (18) na Feira Corujão fazendo orientações sobre alimentação saudável. O público também poderá fazer aferição de peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A atividade, denominada Alimentação Saudável e Índice de Massa Corporal, celebra o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

Publicidade

“Acesso e cuidados com a alimentação são prioridades de nossa administração, como mostram iniciativas como a horta solidária, que implantamos em nosso governo”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Por isso, acredito ser essencial essa iniciativa do Comseas de utilizar um espaço muito frequentado pelo público para divulgar os benefícios da alimentação saudável”, acrescenta.

Durante toda a edição da Feira Corujão dessa sexta-feira, das 17 às 21 horas, o Comseas dará explicações para o público sobre quantidade de sal e açúcar em alguns alimentos, indicará receitas saudáveis, fará esclarecimentos sobre processamento de alimentos e leitura de rótulos, além de calcular o IMC dos interessados.

“Espaços como a Feira do Corujão potencializam a divulgação sobre alimentação saudável”, destaca Clara Margarida Bonfim Moreno del Rio, presidente do Comseas, que tem como propósito desenvolver ações relacionadas à temática de segurança alimentar e nutricional para a população rio-clarense.

A Secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, lembra que Rio Claro vem se destacando por manter iniciativas ligadas à temática de segurança alimentar e nutricional. “Temos ações importantes nessa área ligadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Banco de Alimentos, horta solidária e Educação Alimentar e Nutricional”, enumera.

A Feira Corujão é realizada às terças e sextas-feiras na Rua 3-A, 1.155, Vila Alemã. É referência no município em opção de produtos diretamente do produtor com preços acessíveis. “Essa atividade que será realizada nessa sexta-feira é exemplo de como a feira extrapolou o caráter comercial e se transformou em mais um espaço de eventos e atividades diversificadas para o público rio-clarense”, comenta o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri.

Alimentação

A acesso e cuidados com a alimentação saudável está presentes em várias ações realizadas em Rio Claro. O município, por meio da Secretaria da Educação, é responsável pela Alimentação Escolar na rede pública de ensino. Além da Feira Corujão, a Secretaria de Agricultura implantou o SIM/Sisbi-POA no município, selos que certificam a qualidade e procedência de produtos de origem animal, e mantém a horta municipal, horta natural e comanda as vivências de horta caseira nas escolas. À Secretaria Municipal da Saúde estão vinculados serviços como Vigilância Sanitária e Núcleo de Atendimento em Saúde da Família (Nasf), enquanto o Fundo Social de Solidariedade desenvolve  campanhas de arrecadação de alimentos para distribuição à entidades e famílias de baixa renda. O município também conta com restaurante popular mantido pelo governo estadual por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.


Comentários:


Outras notícias