Categorias

Feira Corujão terá evento na sexta-feira sobre o Dia Mundial da Alimentação em Rio Claro


Público poderá conferir Índice de Massa Corporal e receberá dicas de alimentação saudável.

Integrantes do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas) de Rio Claro estarão nessa sexta-feira (18) na Feira Corujão fazendo orientações sobre alimentação saudável. O público também poderá fazer aferição de peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A atividade, denominada Alimentação Saudável e Índice de Massa Corporal, celebra o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

“Acesso e cuidados com a alimentação são prioridades de nossa administração, como mostram iniciativas como a horta solidária, que implantamos em nosso governo”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Por isso, acredito ser essencial essa iniciativa do Comseas de utilizar um espaço muito frequentado pelo público para divulgar os benefícios da alimentação saudável”, acrescenta.

Publicidade

Durante toda a edição da Feira Corujão dessa sexta-feira, das 17 às 21 horas, o Comseas dará explicações para o público sobre quantidade de sal e açúcar em alguns alimentos, indicará receitas saudáveis, fará esclarecimentos sobre processamento de alimentos e leitura de rótulos, além de calcular o IMC dos interessados.

“Espaços como a Feira do Corujão potencializam a divulgação sobre alimentação saudável”, destaca Clara Margarida Bonfim Moreno del Rio, presidente do Comseas, que tem como propósito desenvolver ações relacionadas à temática de segurança alimentar e nutricional para a população rio-clarense.

A Secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, lembra que Rio Claro vem se destacando por manter iniciativas ligadas à temática de segurança alimentar e nutricional. “Temos ações importantes nessa área ligadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Banco de Alimentos, horta solidária e Educação Alimentar e Nutricional”, enumera.

A Feira Corujão é realizada às terças e sextas-feiras na Rua 3-A, 1.155, Vila Alemã. É referência no município em opção de produtos diretamente do produtor com preços acessíveis. “Essa atividade que será realizada nessa sexta-feira é exemplo de como a feira extrapolou o caráter comercial e se transformou em mais um espaço de eventos e atividades diversificadas para o público rio-clarense”, comenta o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri.

Alimentação

A acesso e cuidados com a alimentação saudável está presentes em várias ações realizadas em Rio Claro. O município, por meio da Secretaria da Educação, é responsável pela Alimentação Escolar na rede pública de ensino. Além da Feira Corujão, a Secretaria de Agricultura implantou o SIM/Sisbi-POA no município, selos que certificam a qualidade e procedência de produtos de origem animal, e mantém a horta municipal, horta natural e comanda as vivências de horta caseira nas escolas. À Secretaria Municipal da Saúde estão vinculados serviços como Vigilância Sanitária e Núcleo de Atendimento em Saúde da Família (Nasf), enquanto o Fundo Social de Solidariedade desenvolve  campanhas de arrecadação de alimentos para distribuição à entidades e famílias de baixa renda. O município também conta com restaurante popular mantido pelo governo estadual por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.


Comentários:


Outras notícias