Categorias

Cemitérios de Rio Claro terão orientação contra dengue

Secretaria de Saúde colocará agentes nos três cemitérios para lembrar que pratinhos e embalagens devem ser retirados.

Agentes de saúde da prefeitura de Rio Claro estarão nos três cemitérios do município no próximo sábado (2), Dia de Finados, das 8 às 17 horas, fazendo orientação contra o Aedes aegypti. Seis profissionais estarão no cemitério municipal São João Batista, quatro no cemitério Parque das Palmeiras e dois no cemitério Evangélico. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alertarão os visitantes sobre cuidados essenciais para a eliminação dos criadouros do mosquito, como a retirada de pratinhos de plantas nos túmulos e a das embalagens plásticas nos vasos de flores. Qualquer objeto que acumule água parada pode ser criadouro do Aedes.

“O período de chuvas está começando e é fundamental a colaboração de todos, pois além da dengue, esse mosquito transmite outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela”, alerta o gerente do CCZ, Diego Reis.

Publicidade

O boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica aponta 1180 casos de dengue em Rio Claro desde janeiro, e um registro de chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que a comunidade seja ativa na luta contra o Aedes, pois quase 90% dos criadouros estão em imóveis habitados. Manter os quintais limpos e fazer o descarte correto de materiais são atitudes essenciais para eliminar o mosquito da dengue.


Comentários: