Categorias

Doações do Fundo Social melhoram a rotina de centenas de pessoas

Somente neste ano foram atendidas mais de 200 pessoas com doações e empréstimos de equipamentos.

Com o apoio da população, o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro tem ajudado a melhorar a vida de muita gente. São pessoas que precisam de próteses, cadeiras de rodas, sondas, aparelhos auditivos, camas hospitalares e outros equipamentos que facilitam o desempenho de suas atividades de rotina. Sem condições de comprar esses aparelhos, muitos recorrem ao Fundo Social, que atende pedidos de quem mais precisa por meio de doações e empréstimos de equipamentos, com base em critérios sociais.

Somente neste ano foram atendidas mais de 200 pessoas. Foram doados oito órteses, uma prótese de antebraço, duas cadeiras de rodas adaptadas, duas sondas para gastrostomia e 200 unidades de aparelhos auditivos para pessoas cadastradas no Fundo Social e pacientes atendidos no Centro de Habilitação Princesa Victoria. Além das doações, o Fundo Social também empresta aparelhos a pessoas que se enquadram nos critérios sociais. Em 2019, foram adquiridos e emprestados cinco camas hospitalares, 35 andadores, 10 bengalas de quatro pontas, 25 cadeiras de rodas, 25 cadeiras de banho e 20 muletas.

Publicidade

“É um sentimento de gratidão poder ajudar essas famílias que muitas vezes já têm outros gastos com alimentação especial e medicamentos e fico muito de feliz de, com a ajuda da comunidade, contribuir para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A pequena Emanuelly Sofia Brandão Pereira, de quatro anos, foi uma das pessoas atendidas pelo Fundo Social. Ela ganhou uma cadeira de rodas projetada especialmente para ela. Sorridente e brincalhona, a menina não conseguia esconder a alegria ao sentar pela primeira vez na cadeira de rodas. Sua emoção só não era maior que a da mãe, Evellim Brandão, que teve seu pedido atendido. “Estou muito feliz, valeu a pena esperar”, disse ao receber o equipamento. Emanuelly não consegue caminhar e está muito grande para os carrinhos de bebê, por isso tinha que ser levada no colo para as atividades de rotina. “Agora ficará muito mais fácil levá-la para a creche”, comemora a mãe.

A cadeira de rodas foi construída especialmente para Emanuelly, com medidas de seu tamanho, peso e altura, para que ela ficasse confortável. O equipamento tem sistemas de ajuste e regulagem e poderá ser utilizado pela menina até os dez anos. A cadeira foi adquirida por R$ 3,4 mil com recursos oriundos dos eventos realizados pelo Fundo Social. “É gratificante poder atender essa necessidade da família e isso somente foi possível com o apoio da comunidade, que sempre tem colaborado e participado de nossos eventos”, comenta Paula. “Graças a essa corrente solidária mais uma vez pudemos realizar nosso trabalho, que é ajudar quem mais precisa”, acrescenta.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a prefeitura, através do Fundo Social e da Secretaria do Desenvolvimento Social, tem atuado para fazer a diferença na vida de centenas de famílias. “Dentro das nossas possibilidades financeiras conseguimos ajudar muita gente que agora consegue ouvir melhor, se locomover e ter mais conforto em seu tratamento de saúde”, observa Juninho, também agradecendo o apoio das entidades e empresas parcerias e o auxílio da população.


Comentários: