Categorias

Para prevenir coronavírus, Rio Claro suspende atividades com idosos

Orientação é para que os idosos evitem aglomerações e adotem distanciamento social.

A prefeitura de Rio Claro decidiu suspender as atividades com idosos organizadas pelo município, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) que teve participação de secretários, profissionais de saúde e do prefeito João Teixeira Junior. “Essas medidas são preventivas e visam proteger o principal grupo de risco”, destaca o prefeito Juninho, lembrando que o município tem, no momento, nove casos suspeitos do novo coronavírus e nenhum caso confirmado.

A orientação da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro é para que os idosos evitem aglomerações de pessoas e adotem distanciamento social, pois o índice de contaminação e letalidade é maior entre esse público. “Neste momento é preciso unir forças para que as pessoas dos grupos mais vulneráveis não sejam expostas ao coronavírus”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Publicidade

Como medida preventiva, a prefeitura decidiu fechar as duas unidades do Centro Dia do Idoso (CDI), que atendem pessoas com mais de 60 anos de idade. Também suspendeu as reuniões dos grupos de terceira idade que ocorrem em espaços públicos, com recomendação para que a medida seja adotada também pelos grupos que se reúnem em locais privados. As viagens com idosos organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade também estão suspensas.

“O apoio da população é fundamental para fortalecer essas ações. Se as pessoas adotarem medidas básicas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, as chances de contágio diminuem muito”, explica a médica infectologista, Suzi Berbert de Souza, diretora municipal de Vigilância em Saúde.

A partir desta terça-feira (17) os servidores com mais de 60 anos que trabalham nos projetos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e na rede municipal de ensino estão afastados temporariamente do serviço, e serão substituídos por outros profissionais. A medida visa restringir o contato com as crianças que são potenciais transmissoras do novo coronavírus. Por enquanto, as aulas nas escolas municipais estão mantidas. “As aulas somente serão suspensas se a Secretaria Municipal de Saúde apontar a necessidade a partir de um novo quadro do coronavírus na região”, esclarece o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social; a secretária do Desenvolvimento Social, Érica Belomi; o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; Eleny Freitas de Almeida, chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde; e o ouvidor municipal Ricardo Naitzke.


Comentários: