Categorias

Situação dos presídios da Área do 37º BPM/I em Rio Claro e Itirapina

Ao contrário do que vem sendo vinculado nas redes sociais, de maneira indiscriminada e sem as devidas checagens, cumpre ao Setor de Comunicação Social do 37º BPM/I esclarecer que nos estabelecimentos prisionais situados na área de circunscrição deste Batalhão de Polícia Militar do Interior (Centros de Ressocialização Masculino e Feminino de Rio Claro/SP e Penitenciárias I e II de Itirapina/SP) não houve qualquer intercorrência que demandasse intervenção da Polícia Militar.

Ainda assim, toda a Polícia Militar permanece atenta, devido as ocorrências em estabelecimentos similares em outras áreas do Estado (Mongaguá, Porto Feliz e Mirandópolis), onde houve a evasão de presos do regime semi-aberto, ou seja, aqueles reeducandos que trabalham fora durante o dia e deveriam recolher-se ao presídio no período noturno. Nos locais mencionados, os internos, ao receberem a informação de que as saídas temporárias seriam suspensas devido a epidemia mundial do COVID-19 (Corona Vírus), deixaram de adentrar aos seus respectivos pavilhões, optando em desobedecer a lei e a justiça.

Importante salientar que não foi constatada nenhuma evasão de presos do regime fechado (ocupado pelos detentos praticantes de crimes mais graves) e que quase a metade dos evadidos do semi-aberto já foram recapturados pela Polícia Militar, em menos de 24 horas das fugas.

A Polícia Militar permanece serena e pronta para agir em qualquer caso de quebra da ordem pública, agindo em conformidade com a lei e dentro das técnicas e táticas policiais.


Comentários: