Categorias

Estado de São Paulo autoriza funcionamento de floriculturas na quarentena

Crédito: Garden Cerri

Atividades que fazem parte do setor do agronegócio estão liberadas no estado de São Paulo e, por consequência, floriculturas podem permanecer abertas

Nesta quarta-feira (29), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira , enviou um ofício de esclarecimento para o Presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura – Ibraflor, Kees Schoenmaker, confirmando que as floriculturas fazem parte do setor agropecuário, sendo assim, são consideradas serviços essenciais.

Segue o ofício na íntegra sobre o esclarecimento:

Publicidade

“Ao Senhor Kees Schoenmaker Presidente Instituto Brasileiro de Floricultura – Ibraflor

Prezado Senhor,

Cumprimentando-o, esclareço que esta Secretaria tem intensificado suas ações no sentido de apoiar os produtores rurais do Estado de São Paulo, acompanhando todos os seguimentos do agronegócio. Nesse sentido, entendemos o impacto no setor de flores e plantas ornamentais, onde as vendas em todo o país demonstram uma redução em torno de 80%. Este retrato está balizando as próximas decisões estratégicas desta Secretaria. Além disso, temos estudado constantemente medidas para atender e apoiar os produtores.

Como é de conhecimento, é importante ressaltar que o Governo do Estado de São Paulo vem atuando diariamente no combate e controle do novo Coronavírus, onde parte das iniciativas visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas para reduzir a possibilidade de contágio.

Não obstante, esta Secretaria esclarece que a restrição não se aplica a serviços essenciais. Além disso, cumpre ressaltar que as atividades agropecuárias são consideradas serviços essenciais, o que inclui o setor de flores e plantas ornamentais.

Sendo assim, entende-se que atividades agropecuárias, mais especificamente o setor de flores e plantas ornamentais, podem continuar operando, desde que respeitados e implementados os cuidados devidos para prevenção da transmissão do Novo coronavírus.

Aproveito o ensejo para renovar os votos de estima e distinta consideração.

Cordialmente,

Gustavo Diniz Junqueira Secretário de Estado”

A Ibraflor também emitiu um comunicado de orientação para a prevenção do covid-19 que pode ser conferido clicando aqui.


Comentários: