Categorias

Demissões por causa de pandemia passam de 780 no setor cerâmico

A região é reconhecida por fortes indústrias do setor cerâmico do Estado de São Paulo, onde abrangem 28 indústrias, sendo que deste total 18 estão no Pólo de Santa Gertrudes. Pólo este que abrange Cordeirópolis, Rio Claro e Santa Gertrudes (SP) teve uma perda de 784 empregos por causa da pandemia do coronavírus, afirmou  o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmica, Construção e do Mobiliário de Limeira e Região (Siticecom), Ademar Rangel, à reportagem.

Já outros setores em que estão inseridos ao Sindicato, como construção civil e mobiliário não teve demissões significativas.

“Os demais setores não teve demissão em massa, já que não pararam seu parque fabril totalmente, houve redução de jornada, salário, ou suspensão de contrato, mas parada total não.”, relatou Rangel.

Publicidade

Para a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento e Sincer – Sindicato das Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes, o setor vem sofrendo reflexo da pandemia.

“Infelizmente, o setor cerâmico de revestimento, como tantos outros, está sofrendo com os reflexos da pandemia do Covid-19. A produção caiu, as vendas despencaram e os custos, por exemplo, com energia, continuam crescentes. Na região, o setor cerâmico emprega cerca de nove mil pessoas. É uma responsabilidade imensa. A indústria tem feito acordos trabalhistas para tentar garantir ao máximo a empregabilidade de seus profissionais. Por isso, no último mês de março, firmamos junto ao sindicato dos trabalhadores, um Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho, prevendo a concessão de licença remunerada de até 60 dias, para desconto das férias já vencidas ou vincendas dos colaboradores. Muitas empresas valeram-se desta medida para a manutenção dos empregos e preservação do fluxo de caixa. Esse é o esforço do presente. Existe uma expectativa de recuperação lenta para o segundo semestre, mas tudo depende da extensão da pandemia. Hoje vivemos um dia por vez. É preciso acreditar, ter fé e seguir as orientações dos órgãos da Saúde. Vamos sair dessa situação mais fortes. Assim que possível, retornaremos o convívio social numa nova normalidade, mas com a mesma vontade de vencer que sempre tivemos”, afirmou em nota a Aspacer.

O Portal recebeu via aplicativo de mensagens uma lista de empresas cerâmicas que retomam suas atividades gradativamente, a qual foi confirmada com o presidente do Siticecom.

PREVISÕES DE RETOMADA DE PRODUÇÃO

Cristofoletti – 04/05 ligará todas as linhas.

Savane – 1 linha dia 05/05

Grupo Majopar – Estava previsto início de junho, mas estão estudando ligar dia 11/05 apenas 2 linhas Majopar, 2 linhas Inco e Damme somente em junho.

Almeida – parou 100% dia 20/04 por 30 dias. Sem previsão de quantas linhas retornarão.

Lume – parada 100% por tempo indeterminado.

Embramaco – liga duas linhas dia 04/05

Cecafi – retorna gradativo dia 04/05

Incefra – Voltará gradativo após 18/05

Ceral – volta 50% dia 04/05

Nardini – indeterminado

Unigres – indeterminado

Porto – 1 retorna 1 linha dia 08/05 sem confirmação

Rui – Ligará 2 linhas dia 04/05

Viva – parado indefinitivamente

Karina – segue com uma linha trabalhando sem previsão de ligar a segunda.

Villagres – segue com uma linha trabalhando sem previsão de ligar a segunda.

Delta – ligará três linhas dia 28/04

Formigrês – está com 5 fornos produzindo e ligará o sexto está semana.

Observação – Datas foram confirmadas com o presidente do Siticecom, mas podem haver alterações, já que há alguns contratos foram suspensos, e jornadas de trabalho alteradas.

Fonte: JE10


Comentários: