Categorias

Em Rio Claro, hospital de campanha já atende 12 pacientes com Covid-19

Com 26 leitos de UTI, o hospital amplia o atendimento na rede pública de saúde

Rio Claro agora conta com novo hospital para atender casos de coronavírus. O equipamento público foi implantado pela prefeitura para dar condições ao município de continuar garantindo o atendimento a quem precisar. “Nesta pandemia, ninguém ficou sem atendimento no município”, informa o prefeito João Teixeira Junior.

O hospital de campanha funciona no Cervezão, ampliando a estrutura de atendimento da rede pública municipal de saúde. São 26 leitos de UTI para atender exclusivamente casos de coronavírus. Doze pacientes já estão sendo atendidos no local. 

Publicidade

“Quando a pandemia estiver superada, o hospital de campanha se transformará no centro hospitalar da região norte, ou seja, os leitos irão reforçar a rede de saúde, atendendo também outras demandas da população”, destaca o prefeito Juninho.

No hospital de campanha são atendidos exclusivamente casos de coronavírus. O fluxo de atendimentos na rede municipal de saúde permanece o mesmo e a orientação é para que, em casos de sintomas leves, a pessoa busque atendimento por meio do Tele Corona (2111-6999) e, se assim for orientado, nas unidades de saúde dos bairros e unidades de pronto atendimento.

“Casos graves, em que o paciente precisar de estrutura de UTI, serão atendidos no hospital de campanha a partir de encaminhamento da rede municipal”, esclarece Maurício Monteiro, secretário de Saúde. 

Dos 26 leitos, 23 serão de longa permanência e três de urgência, todos com equipamentos de UTI. Foram adquiridos respiradores, oxímetros, cardioversores, monitores multiparâmetros, bombas de infusão e demais itens necessários. Os primeiros 15 leitos já estão em funcionamento e os demais começam a atender nos próximos dias. 

Para a instalação do hospital de campanha, a prefeitura de Rio Claro realizou adaptações e otimizou o uso dos espaços do prédio no Jardim Cervezão. O atendimento de urgência que não se refere à Covid-19 continuará sendo realizado no Pronto Atendimento do Cervezão, em área separada. O hospital foi implantado com recursos municipais estaduais e federais.

“A saúde desde o início é prioridade na nossa administração e temos reforçado isso com ações, ainda mais neste momento em que concentramos todos os esforços possíveis para salvar vidas”, ressalta o prefeito Juninho, que na tarde de quarta-feira esteve no local acompanhado dos vereadores Julinho Lopes, Irander Augusto e Paulo Guedes, além do vice-prefeito e secretário de Segurança Marco Antônio Bellagamba.


Comentários: