Categorias

Thiago Neves assume posto de liderança no Sport


Quase dois meses após chegar ao Sport, Thiago Neves conquista seu espaço entre as lideranças na Ilha do Retiro. No empate com o Ceará, no último domingo, o meia-atacante carregou a braçadeira de capitão pela primeira vez na temporada, assumindo o posto que é de Patric desde a quinta rodada da Série A – o lateral estava suspenso. Após 42 jogos em 2020, oito atletas passaram pela posição no time titular.

Patric vinha como responsável pela liderança da equipe por 15 partidas consecutivas, até a última rodada. Sem o lateral-direito em campo e mesmo com Sander titular – que tem 11 jogos como capitão -, coube a Thiago Neves a função. Um caminho que pode ser visto como natural para o atleta, que chegou ao Rubro-negro, na metade de setembro, para se tornar referência.

Principal contratação do clube em 2020, o meia disputou nove partidas, marcou dois gols e concedeu duas assistências. Ainda não teve um confronto de grande exibição, mas tem feito a diferença no setor ofensivo.

Nos bastidores, por outro lado, conquistou rapidamente os atletas e Jair Ventura. Nos treinamentos e até mesmo nos momentos de folga, tem sido o braço direito de Patric – capitão pelo maior número de jogos do Sport até aqui. Cenário que não existe à toa. Afinal, Thiago Neves costuma demonstrar características de liderança desde a primeira vez no Fluminense, em 2007 e 2008.

Willian Farias e os antecessores…

Além da dupla, o volante Willian Farias foi o único a aparecer como capitão do Sport nesta Série A. Ele vinha como dono do posto desde a estreia, contra o Ceará, e só saiu quando deixou o Leão para assinar com um clube dos Emirados Árabes.

Foram 10 partidas com a braçadeira, mas que fazem do atleta o terceiro que mais a utilizou no ano, atrás de Sander. O lateral-esquerdo tem 11, sendo um deles na Copa do Brasil, mas não permaneceu no posto para o Brasileirão.

Durante o início da temporada, outros quatro nomes rodaram pela posição. Caso de Hernane Brocador, e dos zagueiros Adryelson, Rafael Thyere e Cleberson – que não está mais no clube. Mas foram partidas que tiveram um Rubro-negro mesclado em campo. Quando Thyere foi capitão, por exemplo, Willian Farias estava no banco e Sander cumpria suspensão.

Isso porque, no início da temporada, o Sport optou por revezar as escalações. Na época, sob planejamento da diretoria e do então técnico Guto Ferreira, que terminou demitido após a queda na Copa do Brasil.

Os capitães do Sport titular em 2020

  1. Patric – 15 partidas – Athletico, Atlético-MG, Bragantino, Internacional, Botafogo, Flamengo, Bahia, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Coritiba e São Paulo (todas na Série A)
  2. Sander – 11 partidas – Petrolina (Pernambucano), Ceará e Santa Cruz (Copa do Nordeste), Afogados e Salgueiro (Pernambucano), Brusque (Copa do Brasil), Imperatriz, Vitória, CSA e América-RN (Copa do Nordeste), e Náutico, na estreia do Pernambucano
  3. Willian Farias – 10 partidas – Santos, Atlético-GO, Vasco, Ceará (na Série A), Decisão, Vitória-PE (Pernambucano), Fortaleza, Confiança (Copa do Nordeste), Santa Cruz e Petrolina (Pernambucano)
  4. Cleberson – 2 partidas – Retrô e Vitória-PE (Pernambucano)
  5. Thiago Neves – 1 partida – Ceará (na Série A)
  6. Hernane Brocador – 1 partida – Decisão (Pernambucano)
  7. Rafael Thyere – 1 partida – Náutico (Copa do Nordeste)
  8. Adryelson – 1 partida – Central (Pernambucano)

 

COMENTE ABAIXO:


Comentários: