Categorias

A grande problemática do emagrecimento nos dias atuais

Mais um Verão Chegou e a Questão Continua: Por que Emagrecer é Tão Desafiador? Qual deve ser o meu foco? Emagrecer a todo custo ou buscar Um Estilo de Vida Saudável que me leve à Perda de Peso?

O equilíbrio alimentar tem se tornado cada vez mais difícil e mais uma vez nos vemos às voltas com a correria do dia a dia, as preocupações diárias, as cobranças no meio profissional, na vida doméstica e na vida social; isso porque estamos inseridos em um mundo cada vez mais mergulhado no estresse, ainda mais em tempos de pandemia, onde somos tomados pelo medo e pelas incertezas do futuro.

E contaminados com todos esses fatores, muitos de nós nos tornamos vítimas da depressão e da ansiedade. Então é natural que muitos de nós vá buscar uma segurança, uma válvula de escape, na comida fora de horário, de maneira desproporcional e que na maioria das vezes não chega sequer a ser minimamente saudável, e o pior, isso vai se tornando um hábito.

Publicidade

Dra. Bruna Marisa, médica, Membro da SBEMPós graduada em Endocrinologia e Medicina Ortomolecular, com diversos cursos na área de medicina esportiva e especialista em emagrecimento, comenta:  “A Maneira que encaramos o problema faz toda a diferença. Eu sempre vou olhar o lado positivo dos problemas, das dificuldades e tentar aprender com elas. O paciente que encara a vida da melhor forma, tem menos problemas”. E sim, é possível perder gordura sem o uso de medicamentos, mas para isso você precisa adotar o hábito alimentar correto, com os alimentos certos- completa a especialista.

Mas não adianta buscar receitas milagrosas sem entender a raiz do problema.

O GRANDE CICLO VICIOSO DO AÇUCAR

Mesmo diminuindo o açúcar no sangue, você ainda está com a insulina circulando nele e que também acumula e mantém a gordura no corpo. Então fica impossível transformar toda esta gordura em energia, acumulando-a e, pela escassez desse nível energético no corpo, ele pede mais comida. Entendeu o motivo pelo qual muitos engordam nesse ciclo interminável? Ainda mais que quase tudo em que ele está presente é que o ingerimos em alimentos processados, cheios de glúten e que liberam um grande teor de açúcar, e ambos são como um veneno silencioso.

“É preciso lembrar que os responsáveis pelo metabolismo no nosso corpo são os hormônios. E seus hormônios podem ser controlados através do seu estilo de vida e pelo seu tipo de alimentação. No meio disso tudo há o nosso lado emocional que, muitas vezes determina o que devemos comer.”- Lembra a Dra. Bruna Marisa.

Buscamos atenuar nosso estresse, nosso medo e nossa ansiedade comendo para encontrarmos conforto. E de fato, a comida pode nos dar esse sentimento de conforto, e ela pode sim, nos acalmar. O problema é que estamos nos habituando a comer compulsivamente. Não estamos com fome, na realidade, estamos comendo segundo as nossas emoções; medo, tristeza, ansiedade. Estamos deixando que nossa alimentação seja definida por essas emoções e estas não colocam na balança nem quantidade nem qualidade, ela só busca a satisfação do momento, ainda que essa satisfação custe um preço alto e que será cobrado lá na frente.

E como lidar com tudo isso?

Um exercício simples pode ser de grande ajuda, antes que o problema se agrave. Precisamos buscar a consciência do momento, enfraquecer a influência emocional usando de uma postura racional. E podemos fazer isso com uma breve pausa e nos perguntarmos se de fato estamos com fome e que benefício aquele alimento vai nos trazer.

O ideal é começar a fazer essas perguntas a nós mesmos naquele instante. Vou comer isso por que? Estou com fome? Estou ansioso? Com medo? Com raiva? Triste? E por mais que seja difícil buscar essa pausa para a reflexão, essa consciência do momento, se insistirmos e fizermos dela um hábito, acabamos bloqueando essa influência emocional que nos faz comer sem regras.

Vale o conselho da Dra. Bruna Marisa: “Manter um foco e manter-se motivado. Ter dedicação, persistência, autoconfiança e otimismo são fatores fundamentais para que qualquer projeto na vida seja bem sucedido”.

Então, esse espaço entre você e a comida, torna-se decisivo na escolha de que caminho você quer tomar, essa pausa torna-se uma oportunidade de você buscar o equilíbrio pessoal mesmo que você esteja dentro do furacão, da correria do dia e de todo o estresse que ela joga sobre você.

Essa prática nos ajuda a colocar disciplina em nossos hábitos alimentares, e podemos nos aperfeiçoar a cada dia, escolhendo o que de fato devemos comer em todos os momentos do dia.

É claro que, buscar um tipo de dieta específica, vai depender de cada pessoa, de como ela vai se adaptar à  determinada dieta. Como aconselha a Dra. Bruna Marisa: “A melhor dieta é aquela em que você se adapta, acredita e está disposto a assumi-la como estilo de vida”.

CRÉDITOS:


Dra. Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

www.drabrunamarisa.com.br

Instagram: @drabrunamarisa

Ela está disponível para esclarecer dúvidas, informações e entrevistas.


Comentários: