Categorias

Adoção de animais e troca de mudas são atrações no Lago Azul

Oito cães estarão à espera de um novo lar no evento que começa às 9 horas.

A prefeitura de Rio Claro realiza no próximo domingo (24)  evento de adoção de cães e troca de mudas. Os interessados em adotar um animal de estimação devem comparecer ao Lago Azul, próximo da Sala Verde, entrada pela Rua 2-A com a Avenida 42. O evento será realizado das 9 horas ao meio-dia.

Oito cães adultos do Canil Municipal, seis machos e duas fêmeas, estarão à espera de uma nova família, todos vacinados, vermifugados e castrados. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio de grupos de proteção animal e ONGs da cidade. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Publicidade

“É uma excelente oportunidade para os moradores de Rio Claro adotarem cães que recebem todos os cuidados e precisam de uma família. Adoção é um ato de amor que transforma, tanto a vida do adotante, como a do animalzinho”, comenta o secretário Municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.

Os interessados devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de endereço para entrevista, como forma de garantir a segurança do animal na nova casa em que vai morar. Um dos pré-requisitos é que o imóvel não tenha escapes e conte com proteções, como telas nos portões, por exemplo.

“As entrevistas são determinantes para garantirmos que o animal adotado vai morar em um lar com todas as condições de abrigá-lo. Além disso, o adotante assina um termo de responsabilidade e com isso, já poderá levar o animal para casa, desde que esteja com uma coleira para conduzi-lo com segurança”, informa Madyara Favero de Lima, veterinária e responsável técnica pelo canil municipal.

O evento também contará com doação e troca de mudas de vaso. Cinquenta serão fornecidas pela secretaria municipal de Meio Ambiente para a atividade. Para efetuar a troca, o munícipe deve levar uma muda de vaso, como tempero ou flores. Mudas de árvores não serão trocadas neste evento. Caso não possua a muda, deve levar óleo de cozinha usado ou materiais recicláveis, que serão destinados para as duas cooperativas de reciclagem da cidade: Cooperviva e Novo Tempo.

“É uma maneira de incentivar a separação correta de materiais para a coleta seletiva, estimulando a educação ambiental da população. Pedimos que o material esteja limpo e devidamente separado e condicionado, ressalta o secretário de Meio Ambiente.

Canil municipal

Outros animais também estão à espera de um lar no canil municipal de Rio Claro, que abriga cerca de 150 cães e 40 gatos, filhotes e adultos, aptos para adoção.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas.

Para a visitação é obrigatório o uso de máscara, item de proteção obrigatório que deve ser usado sempre como medida de proteção ao novo coronavírus.

Para mais informações sobre adoção, o munícipe deve ligar no telefone 3532-4115, cujo atendimento é em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilmunicipalrc, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, cujo cadastro deve ser realizado pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda à sexta, das 7 às 16 horas.


Comentários: