Categorias

DISE prende foragido do Maranhão por homicídio, roubo e porte de arma em Rio Claro

Nesta manhã de terça-feira (8), policiais da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Rio Claro (SP), capturou um dos foragidos da penitenciária da cidade de Pedrinhas, Estado do Maranhão.

Após investigações que culminaram na realização de buscas e apreensões domiciliares em conhecido bairro da cidade pela atuação de diversos indivíduos que pactuam com facções criminosas, a equipe de investigadores conseguiu identificar que dois deles eram procurados pela justiça nos Estados do Maranhão e Piauí.

O trabalho realizado pela DISE de Rio Claro prolongou-se por meses tendo em vista o uso de diversos meios de investigação em inúmeros sistemas policiais, bem como buscou-se a colaboração de diversas forças de segurança em diferentes Estados para a análise dos dados coletados, em busca da real identidade de ambos os alvos.

Publicidade

No presente caso, o indivíduo portava um documento original emitido no Estado de Goiás, contudo, percebeu-se que as informações eram falsas. Chegou-se à conclusão de que o criminoso, na verdade, era um dos foragidos da Penitenciária de Pedrinhas (MA), existindo em seu desfavor ao menos três mandados de prisão pelos crimes de homicídio, roubo e porte de arma pelas cidades de Timon (PI) e São Luis (MA).

Após a análise técnica mediante exame de impressões digitais, exaurido com a cooperação do setor responsável na Polícia Federal por Laudo de Perícia Papiloscópica, chegou-se à identificação de P.C.P.P., conhecido como “PC do Maranhão”.

Em outro episódio semelhante, ocorrido no final do ano de2020, a DISE de Rio Claro já havia capturado outro procurado também pelo Estado do Maranhão, igualmente apresentando diversas identidades falsas antes de ser desmascarado pela investigação.

Todo o trabalho investigativo contou com o auxílio de diversos policiais da capital de São Paulo e, ainda, dos Estados de Goiás, Maranhão, Piauí e Amapá, além de outros órgãos públicos, tais como a Polícia Científica, Institutos de Identificação e Cartórios de Registro Civil das respectivas Unidades Federativas.

Destaca-se que o criminoso detido hoje pela DISE de Rio Claro era foragido de uma das mais perigosas unidades prisionais do país, resultado de um ataque sofrido em Pedrinhas com o intuito de resgate de dezenas de presidiários, fato que se tornou notório nacionalmente, pois no local estão reclusos diversos integrantes de facções distintas e atuantes em todo o Brasil.


Comentários: