Categorias

Estão abertas as inscrições para concurso fotográfico do Arquivo Público e Histórico

Crédito: stock imagem

Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados e certificado de participação àqueles com fotos selecionadas pelo júri

Em sua XII edição, o Concurso Fotográfico “Rio Claro Revela sua História”, evento organizado pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, está com as inscrições abertas. Todos os apaixonados pela arte fotográfica estão convidados a participar, podendo se inscrever fotógrafos amadores e profissionais, sem restrição de idade ou escolaridade.

Com o tema “Retratos da pandemia em Rio Claro”, o concurso desse ano sugere aos fotógrafos o registro de imagens que evidenciem as alterações de hábitos durante a pandemia, em diferentes cenários e perspectivas, no sentido de documentar esse momento para que as fotografias sirvam como possibilidade de memória no futuro.

Publicidade

Fotógrafos, por meio de suas lentes sensíveis, poderão capturar imagens que mostrem as alterações na rotina de trabalhadores, estudantes, idosos e crianças, e como isso impactou na saúde, na economia, na educação, na cultura e no meio ambiente em nosso município. Registros que reflitam o incansável trabalho dos profissionais dos serviços essenciais e a luta na linha de frente, no dia a dia sob estado de emergência.

Pode-se fotografar o isolamento social, a observação do cotidiano na quarentena que ainda segue, o esvaziamento e o silenciamento na cidade de Rio Claro, os momentos que indiquem a desinformação e o negacionismo, a sensibilidade dos munícipes à prova e à perda, além da exclusão social. “Vivemos um momento em que todos precisamos aprender a lidar com limites e, ao mesmo tempo, a ser generosos para proteger a vida, abrindo mão de atitudes individuais em prol do coletivo”, destaca a superintendente do Arquivo Municipal, Mônica Frandi Ferreira.

Podem ser inscritas de três a seis fotos por participante, que deverão ser enviadas exclusivamente para o email [email protected] junto com a ficha de inscrição completamente preenchida e com o termo de cessão, se for necessário, conforme o regulamento oficial do concurso, que está disponível no endereço https://aphrioclaro.sp.gov.br/concurso-fotografico/. Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados e certificado de participação a todos com fotos selecionadas pelo júri. A premiação e abertura da exposição do concurso estão previstas para outubro. Para tirar dúvidas e obter outras informações, basta entrar em contato pelo email [email protected].


Comentários: