Categorias

Casarão da Cultura será reaberto na quinta-feira com mostra da pinacoteca

Evento está marcado para as 19 horas. Niltão e Banda animam a noite com música ao vivo

A prefeitura de Rio Claro reabre ao público nessa quinta-feira (24) às 19 horas o Casarão da Cultura, instalado em prédio construído há mais de um século e meio na Avenida 3 com Rua 7, no Centro.  

A noite também marca abertura de exposição do acervo da pinacoteca Pimentel Júnior, instalada no Casarão. Não há cobrança de ingressos.

Publicidade

O local passou por reforma e restauração, iniciadas no ano passado. “É a preservação de um imóvel histórico que permanece relevante como polo de educação e cultura para a população”, observa o prefeito Gustavo.

Além da pintura geral na fachada, pátio e ambientes internos, o prédio ganhou rampa e outros itens de acessibilidade. “A instalação deste dispositivo é importante para facilitar o acesso também de quem tem dificuldades de locomoção”, observa o secretário municipal da Cultura, Dalberto Christofoletti.

Já na pinacoteca municipal Pimentel Júnior o público poderá ver parte do acervo que reúne obras de várias épocas e técnicas artísticas, de múltiplas linguagens e estilos. A parte cultural do evento terá ainda música ao vivo com Niltão Lopes Trio, embalando sucessos da MPB.

O prédio, de 1868, é um dos mais antigos do interior paulista e há mais de uma década abriga o Casarão da Cultura. Ali funciona também a Secretaria Municipal de Cultura, além da pinacoteca e da sede do grupo cinematográfico Kino Olho. No local também são realizados cursos, como de canto, piano e coral.

O imóvel, que já foi sede do Arquivo Público do município, é propriedade particular que a prefeitura aluga. As reformas foram providenciadas pelo proprietário do prédio, sem custos para o município.


Comentários: