Categorias

Commodities Agrícolas – saiba quais são as variáveis que influenciam seus preços

As commodities agrícolas, dadas às suas características intrínsecas, sofrem diariamente com a volatilidade de preços que é um dos fatores de riscos associados ao agronegócio. Comumente são chamadas de risco de mercado e devem ser monitoradas de perto pela cadeia produtiva do agro.

Afinal, quais são as variáveis que influenciam os preços das commodities?

Os preços das commodities são definidos pela condição fundamental delas, ou seja, pela lei de oferta e demanda. 

Publicidade

Normalmente, a oferta pode sofrer choques abruptos por conta de intempéries climáticas ou algo do gênero que, num primeiro momento, muda o ponto de equilíbrio do mercado e faz com que os preços oscilem até se ajustarem ao novo ponto de equilíbrio.

Por algum embargo ou algo do tipo, a demanda por determinada commodity também pode mudar, mas, na média, por ser uma matéria-prima e um produto básico, a sua taxa de crescimento é aproximadamente constante e, portanto, menos propensa a oscilações abruptas. 

Além das questões fundamentais, o câmbio também influencia o preço das commodities dado que a maioria dos países produtores utilizam outras moedas como meio de troca e o dólar é a moeda de referência nas transações internacionais. 

Como por exemplo, se o dólar cair em relação ao real, produtores de commodities aqui no Brasil são incentivados a destinar uma parcela da produção nacional ao mercado interno, encarecendo o produto em dólares no mercado internacional. O contrário também é verdadeiro.

Sabemos que o câmbio muda constantemente em função do ambiente político e econômico dos países, além da estrutura a termo da taxa de juros que é consequência da inflação corrente e, principalmente, a expectativa do seu comportamento. 

Diante de tantas variáveis que afetam os preços, como se proteger da volatilidade?

O mercado de derivativos é um mercado onde os agentes transferem seus riscos diariamente e, por consequência, garantem uma proteção contra a oscilação indesejada dada a sua exposição individual ao risco.

No caso dos produtores, eles têm uma exposição a queda em reais dos preços dos seus produtos. Para se protegerem contra essa queda, eles poderiam vender um contrato futuro ou até mesmo comprar uma opção de venda (put). Assim, teríamos uma proteção de preços que eventualmente, poderia garantir uma previsão de receita.

De qualquer maneira, sempre é bom avaliar o hedge para obter previsibilidade e viabilizar um bom planejamento do negócio.

A matéria escrita por: Luiz Marcel Ribeiro Rizieri – Expert em Commodity and FX Risk Manager na RP Capital | XP


Comentários: