Categorias

Agentes de saúde são fundamentais na prevenção à dengue

Profissionais estão sempre uniformizados e com crachá de identificação

Para combater o Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro realizam trabalho preventivo nas residências, com vistorias e orientações à comunidade. É importante que os moradores recebam os agentes, que realizam trabalho fundamental para a saúde pública.

“Os agentes estão sempre identificados com uniforme e crachá”, informa Pedro Buzzá, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em caso de dúvidas, o morador deve ligar para o CCZ, no número 3533-7155 ou 3535-4441. “Quando o agente chamar, não é necessário abrir o portão imediatamente. O morador deve primeiro conferir o crachá e, em caso de dúvida acionar o CCZ para verificar se trata-se realmente de um agente de saúde antes de permitir sua entrada na residência”, reforça Pedro.

Publicidade

O trabalho preventivo realizado pelos agentes de saúde envolvem toda a cidade. Nas vistorias os profissionais verificam se há possíveis criadouros do mosquito e orientam sobre medidas que devem ser adotadas para evitar a dengue, além de chikungunya, zika vírus e febre amarela, que também são transmitidas pelo Aedes.

Diariamente nas redes sociais da Fundação de Saúde e do CCZ são disponibilizados os bairros em que os agentes estão trabalhando. Rio Claro tem 348 casos de dengue neste ano. Não há registros de zika vírus, chikungunya e febre amarela.


Comentários: