Categorias

Homem é encontrado morto com corda enrolada no pescoço em Rio Claro

Crédito: Grupo Rio Claro - SP

Nesta tarde de terça-feira (27), por voltas das 13h10, a equipe da Polícia Militar e SAMU foram acionados para comparecer em uma residência para atender uma ocorrência de encontro de cadáver, no bairro Cidade Azul, em Rio Claro (SP).

Conforme as informações do Boletim de Ocorrência, chegou ao conhecimento da equipe do Plantão Policial uma ocorrência de encontro de um cadáver de um homem de 49 anos, localizado no bairro Cidade Azul. O investigador de polícia foi até o local, que estava preservado pela equipe da PM, ao qual constatou que o cadáver foi encontrado enforcado com uma corda amarrada na viga de madeira da área de lazer no fundo da residência. Ao lado do corpo foi visualizado um banco tombado com indícios que tenha sido utilizado pela vítima para a prática tal ato. Também estivaram presentes no local a equipe de perícia.

Ainda no local também estava um parente da vítima, que compareceu ao plantão e disse que o homen já apresentava histórico depressivo sem tratamento. Informou ainda que em uma ocasião anterior, ele já havia tentado suicídio ao se separar de sua companheira.

Publicidade

Na manhã do hoje, o familiar foi até a casa da vítima, chamou, mas não foi atendido. No período da tarde, o mesmo parente e mais um amigo retornaram à residência da vítima, chamaram e não foram atendidos. O amigo decidiu pular o muro e ao entrar no quintal da casa identificou a vítima enforcada, momento que acionaram a Polícia Militar e SAMU, que constatou o óbito.

Diante dos fatos, foi elaborado Boletim de Ocorrência de suicídio consumado, com a solicitação de perícia necroscópica.

COMO AJUDAR A PREVENIR O SUICÍDIO 

Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.

Depois, deve-se procurar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, que não o suicídio. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o número 188, que se encontra disponível 24 horas por dia.

As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas e, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio também se deve retirar todo o material que possa ser utilizado para se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde essa pessoa passa mais tempo. Isto evita comportamentos de impulsividade, fazendo com que se tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os problemas.


Comentários: